Fatores influenciadores do Word of Mouth pelos residentes das cidades
Estudo comparativo entre homens e mulheres
Resumo
O impacto da pandemia COVID-19 no turismo tem reduzido o fluxo de visitantes às cidades, paralisando aquele que era um sector em crescimento nos últimos anos. Atualmente, as cidades necessitam, com urgência, de atrair os turistas para os seus territórios. Nesta divulgação das cidades, o papel dos cidadãos residentes nas cidades não pode ser negligenciado, uma vez que, através do seu word of mouth (WOM), promovem as experiências, as infraestruturas e a atmosfera das suas cidades. Todavia, o WOM das cidades difere entre homens e mulheres. Neste contexto, o nosso estudo teve como objetivo explorar os fatores que influenciam o WOM pelos homens e mulheres residentes nas cidades, identificando para tal, que as infraestruturas, a atmosfera e o bem-estar psicológico percebido desempenham um papel importante nessa influência. Assim, este estudo transversal obteve dados através de um questionário que resultou numa amostra constituída por 428 indivíduos. O teste de hipóteses foi realizado através do software SMARTPLS e identificou que as infraestruturas, a atmosfera e o bem-estar psicológico percebido influenciam positivamente o WOM dos cidadãos. Neste âmbito, a nossa investigação contribui para que os responsáveis pelas cidades desenvolvam ações, junto dos seus cidadãos, com o objetivo de, através deles, divulgar o seu património e encorajar os turistas a visitar os territórios.