Adaptação aos novos tempos, antes e durante a pandemia Covid-19

Novos hábitos de consumo online

  • Joana Santos CEOS.PP, ISCAP, Polytechnic of Porto
  • Ana Pinto Lima CEOS.PP, ISCAP, Polytechnic of Porto
Palavras-chave: Comportamento do consumidor, Compra online, Tendências de consumo, Covid-19

Resumo

 

A pandemia Covid-19 já é vista como o evento mais transformador e desafiante de que temos memória. Esta conjuntura atípica despoletou novos hábitos, formas de consumo e tendências. O presente estudo tem como objetivo analisar as tendências e novos hábitos de consumo online resultantes da pandemia Covid-19.  Para o efeito, propõe-se uma metodologia quantitativa. Aplicou-se um questionário com incidência nos novos hábitos de compra online e nas tendências advindas da pandemia Covid-19, tendo-se obtido 618 respostas. O estudo demonstra que, de facto, durante a pandemia os consumidores alteraram os seus hábitos de consumo em termos de número, proporção, valor gasto em compras online e métodos de pagamento. Assistiu-se também a alterações no comportamento de compra de certas categorias de produtos durante a pandemia Covid-19 e, contata-se também, que algumas das tendências advindas da pandemia são fortemente influenciadas por caraterísticas sociodemográficas. Este estudo revela-se pertinente, sobretudo pela relevância em compreender como o contexto de pandemia pode influenciar a forma como as pessoas vivem, se comportam e compram. O meio digital torna-se ainda mais importante para atenuar os efeitos da crise Covid-19 e, provavelmente, assiste-se ao início da era digital mais acentuada do que nunca. 

 

Publicado
2025-03-27