Webrooming e Showrooming
Uma Revisão de Literatura sobre o Comportamento de Compra dos Consumidores
Resumo
Vivenciam-se tempos de grandes mudanças, nos quais os acontecimentos ocorrem a uma velocidade exponencial. Para acompanhar esta evolução é imperativo para as organizações desenvolver estratégias que permitam não apenas conhecer os comportamentos online e offline dos consumidores mas, também, prever esses mesmos comportamentos. Torna-se assim fundamental a adoção de estratégias omnichannel - combinação dos canais digitais e analógicos - na tentativa de, por um lado, corresponder às necessidades dos potenciais consumidores e, paralelamente, adquirir vantagens competitivas. Da investigação em curso, parece confirmar-se a existência de uma presença crescente no offlineno que concerne à efetivação da compra, sendo a pesquisa de informação acerca dos produtos realizada no ambiente online – webrooming – resultado da necessidade do consumidor sentir o produto fisicamente para melhor experienciá-lo. A escolha e examinação de produtos através de meios offline e posterior compra em lojas digitais com vista à obtenção de preços mais acessíveis e atrativos – showrooming – apresenta-se também como uma tendência. Constatou-se igualmente que a combinação entre offline e online permite uma tomada de decisão consciente visto que, os consumidores ao terem maior conhecimento dos produtos, conseguem avaliá-los melhor, facilitando o processo de compra. A sinergia dos dois canais torna-se, no entanto, crucial, existindo a operacionalização online para offline e vice-versa, baseada na perceção subjetiva de valor do produto/serviço por parte do consumidor. Vivendo em plena transformação digital, verificou-se que a presença das marcas não é totalmente online, sendo que diferentes consumidores utilizam as plataformas com vista a atender às suas necessidades e desejos quotidianos. Este artigo tem como objetivo principal apresentar o estado da arte sobre esta realidade, recorrendo a uma revisão de literatura em fontes especializadas.