O Brand Love e a Potencial Influência no Comportamento dos Consumidores
Uma Revisão de Literatura
Resumo
Para uma melhor perceção do estado da arte, este artigo tem como objetivo explorar o conceito de brand love (amor pela marca) na sua plenitude e a potencial influência do brand Love no comportamento dos consumidores. Nesse sentido, foi adotada uma metodologia baseada na recolha e revisão de literatura relevante. Quatro grandes áreas sobre a temática foram destacadas: (i) o conceito de brand love; (ii) as dimensões do brand love; (iii) a relação consumidor-marca; e, (iv) o brand love e os social media. Na exploração do conceito de amor pela marca, tornou-se fundamental estudar as dimensões que permitem a sua construção, nomeadamente: (i) a paixão; (ii) a integração da própria marca; (iii) a ligação emocional positiva; (iv) a relação a longo prazo; (v) a angústia de separação antecipada; (vi) a valência da atitude global; e, (vii) a força de atitude. Deste modo, o consumidor assume-se como o elemento principal na relação com uma determinada marca, concretizando-se como premissa básica a perceção do papel que este desempenha no desenvolvimento dos produtos da mesma. Isto porque, muitas vezes os indivíduos incorporam uma marca no seu autoconceito, permitindo a construção do seu eu desejado, o que traduz um grande comprometimento com a marca amada. Com o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação e a transformação para um mundo cada vez mais digital, conceituou-se oportuno analisar o impacto dos social media no desenvolvimento do sentimento de amor do indivíduo pela marca. Assim, as redes sociais ao proporcionarem um sentimento de pertença numa comunidade, o que inflaciona o brand love, permitem uma maior utilização destas, gerando um efeito positivo na construção da relação consumidor-marca.