Soluções para enfrentar as dificuldades causadas pela COVID-19 no setor das bebidas alcoólicas

O caso do Grupo Aveleda

  • Rui Jorge Ribeiro Universidade de Aveiro – DEGEIT
  • José Duarte Teixeira Universidade de Aveiro – DEGEIT
  • Marta Gonzaga Universidade de Aveiro – DEGEIT
  • Maria João Rocha Universidade de Aveiro – DEGEIT
  • Manuel Au-Yong-Oliveira Universidade de Aveiro – DEGEIT & GOVCOPP, INESC-TEC
Palavras-chave: COVID-19, Bebidas alcoólicas, Mudanças de hábitos dos consumidores, Crescimento económico, Sustentabilidade

Resumo

São sobejamente conhecidas as dificuldades enfrentadas pelo setor das empresas produtoras de bebidas alcoólicas durante a pandemia e diversos confinamentos, maioritariamente devido ao encerramento de bares, restaurantes e discotecas e à diminuição abrupta do turismo. Desta maneira, o objetivo principal deste artigo passa por procurar elencar algumas razões, sustentadas em estudos anteriormente publicados, que possam explicar as referidas dificuldades para, posteriormente, sugerir algumas soluções que visem mitigar o impacto negativo da pandemia no setor e ajudar as empresas a fazer diferente, agindo de forma socialmente responsável e contribuindo para a recuperação económica global. Assim, as soluções propostas debruçam-se, essencialmente, sobre a criação e dinamização de plataformas de vendas online, o envolvimento em iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa, a produção de embalagens sustentáveis e reutilizáveis, o apoio aos distribuidores, a promoção de gamas de cerveja sem álcool e o estabelecimento de parcerias estratégicas. Em suma, pensamos que estas propostas respondem à necessidade das empresas de ultrapassar as dificuldades causadas pela COVID-19, ao mesmo tempo que têm em consideração o desenvolvimento sustentável e adotam práticas socialmente responsáveis. A fim de complementar a informação recolhida e as soluções propostas, o artigo também contém uma entrevista realizada a Martim Guedes, co-CEO do Grupo Aveleda, um dos maiores grupos associado à produção de vinhos a nível nacional. A entrevista foi realizada via Zoom, no mês de abril de 2021, e permitiu obter um testemunho real de uma empresa do setor e de como procurou fazer face à pandemia.

Publicado
2025-03-27