O Neuromarketing na investigação do comportamento do consumidor

Uma revisão da literatura

  • Daniela Neves ISCA–Universidade de Aveiro
  • Joana Ferreira ISCA–Universidade de Aveiro
  • Márcia Silva ISCA–Universidade de Aveiro
  • Ana Estima ISCA & GOVCOPP, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Neuromarketing, Marketing, Comportamento do Consumidor, Neurociências, Tecnologias de Neuromarketing

Resumo

O neuromarketing veio alterar o paradigma da investigação em marketing, introduzindo novos métodos no estudo do comportamento do consumidor e permitindo suplantar alguns dos obstáculos encontrados nos métodos tradicionais de pesquisa. Ao aplicar as técnicas da neurociência ao estudo do mercado, o neuromarketing analisa a resposta cerebral do consumidor a determinados estímulos e ajuda a prever o comportamento humano relativamente ao processo de decisão de compra. Tendo por base uma revisão da literatura, este artigo aborda a complexidade do tema e, também, a dificuldade em aceder aos meios e às tecnologias neurocientíficas necessárias para desenvolver uma pesquisa de mercado, nomeadamente, no que diz respeito ao comportamento do consumidor. Por outro lado, o artigo demonstra o sucesso das investigações de neuromarketing, uma vez que os resultados obtidos nessas investigações possibilitam a elaboração de novos produtos/serviços que contribuem para melhorar a experiência do consumidor, satisfazendo as suas necessidades e, ainda, identificar novos segmentos de mercado, de forma mais eficaz. O presente artigo pretende ainda analisar os conceitos e as tecnologias de neuromarketing, bem como a sua aplicação no âmbito do comportamento do consumidor, apresentado as vantagens e as desvantagens inerentes a cada técnica. Este estudo procura ser um roteiro fundamentalmente teórico, que percorre a evolução do neuromarketing, quer ao nível organizacional, quer ao nível académico, podendo servir de base a futuras investigações sobre o tema e deixar algumas pistas para possíveis investigações futuras.

Publicado
2025-03-27