As Motivações da Geração Millennials para um Consumo Sustentável

Uma Revisão da Literatura

  • Ana Meireles ISCA–Universidade de Aveiro
  • Cláudia Damasceno ISCA–Universidade de Aveiro
  • Jessica Fernandez ISCA–Universidade de Aveiro
  • Ana Estima ISCA & GOVCOPP, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor, Consumo Sustentável, Geração Millennials, Motivações do Consumo, Marketing

Resumo

Os Millennials representam a maior percentagem de população mundial e têm sido apontados em diversos estudos como uma geração reconhecida pelos seus comportamentos sustentáveis e preocupações ambientais. No entanto, outros estudos apontam em outro sentido, ou seja, que apesar das intenções, na prática, não se observa um aumento efetivo do consumo sustentável por parte desta população. O principal objetivo deste artigo é dar a conhecer o tema consumo sustentável e a sua relação com as motivações que levam os Millennials a adotar este tipo de consumo. Através de uma revisão de literatura, para além de uma clarificação sobre o tema, este artigo contribui para que profissionais de marketing e empreendedores possam compreender melhor os fatores motivacionais que estão subjacentes ao consumo sustentável por parte dos Millennials. Assim, foram selecionados, entre outros, quatro estudos realizados em Estados Unidos, Índia, Itália e Vietname, que procuraram estudar quais os elementos motivacionais que estimulam o consumo de produtos sustentáveis nesta geração. Embora todos eles abordem a mesma temática e investiguem fatores motivacionais comuns ao comportamento de consumo, diferenciam-se através da sua metodologia. Três deles utilizam uma abordagem mais teórica e abrangente e apenas um dos artigos faz uma análise com foco num produto específico. Os principais resultados apontam como motivações primordiais a pertença social, as crenças nas atitudes sustentáveis, o conhecimento e as preocupações ambientais. A principal diferença observada são os fatores sociais, que demonstram diferentes graus de influência de grupos de referência consoante a cultura. Apontam ainda as preocupações ambientais como um importante fator preditor do comportamento sustentável. A partir desta análise pretende-se estabelecer alguns paralelos tendo em conta outros estudos que foram realizados em Portugal e deixar pistas para investigação futura.

Publicado
2025-03-27