Antecedentes e consequências do amor pela marca Apple
Resumo
A satisfação foi, durante muitos anos, o principal objetivo da estratégia de marketing. No entanto, estudos posteriores evidenciaram que satisfazer os consumidores não era suficiente para uma empresa ter sucesso num mercado muito competitivo. Desta forma, surgiu o conceito de amor pela marca. Por conseguinte, o estudo dos fatores que levam os consumidores a sentir amor por uma marca tem vindo a assumir uma importância crescente, por, hodiernamente, os consumidores desenvolverem relações emocionais e apaixonadas com as marcas. O propósito do nosso estudo consiste em identificar os principais antecedentes e consequências do amor pela marca Apple. Tendo por base uma amostra de 215 respondentes, recorreu-se ao modelo de equações estruturais. Consideraram-se como antecedentes do amor pela marca Apple, o produto hedónico, a experiência e a satisfação com a marca. Como consequências do amor pela marca Apple, analisaram-se a lealdade à marca e o passa-palavra da marca. Os resultados evidenciaram que a compra de um produto hedónico, a experiência com a marca, e a satisfação com a marca são essenciais para que os consumidores nutram amor pela marca Apple. Por seu turno, o produto hedónico é também um antecedente da experiência com a marca e da satisfação com a marca enquanto a experiência com a marca revelou-se, igualmente, crucial na obtenção da satisfação com a marca Apple. Por sua vez, o amor pela marca Apple e a satisfação com esta marca geram lealdade e passa-palavra positivo. Por fim, os consumidores leais falam positivamente da marca Apple.