Drivers da adoção das redes sociais nos mercados B2B

  • Anabela de Figueiredo Marcos Coimbra Business School | ISCAC, Polytechnic Institute of Coimbra
  • Mariana Martinho Leira Coimbra Business School | ISCAC, Polytechnic Institute of Coimbra
Palavras-chave: Redes Sociais, Adoção, Drivers, Mercados B2B

Resumo

A Internet e as redes sociais têm vindo a ganhar uma crescente visibilidade no mundo dos negócios. Na última década, esta transformação digital tem originado uma alteração no comportamento dos profissionais de marketing e dos gestores em todo o mundo. Realce-se que, apesar de existirem ainda alguns receios provenientes da utilização das redes sociais no contexto B2B, torna-se inquestionável que estas se têm vindo a revelar essenciais no delinear de uma estratégia competitiva. O propósito do nosso estudo consiste em identificar os principais drivers da adoção das redes sociais nos mercados B2B. Tendo por base uma amostra de 223 trabalhadores de empresas B2B, recorreu-se ao modelo de equações estruturais para testar as relações entre as variáveis aprendizagem, memorabilidade, ausência de erros, usabilidade, funcionalidade, influência social, satisfação, confiança, e adoção das redes sociais. Os resultados evidenciaram que as variáveis aprendizagem, memorabilidade, e ausência de erros são determinantes essenciais da usabilidade das redes sociais. Por sua vez, a influência social e a usabilidade são cruciais para que se confie nas redes sociais. Por seu turno, a usabilidade e a confiança são fundamentais para a funcionalidade das redes sociais. Já a satisfação com as redes sociais é conseguida através da maior facilidade de uso destas, da sua funcionalidade, e da confiança que se deposita nestas. Por fim, quando os utilizadores das redes sociais estão satisfeitos, sofrem uma influência social, e julgam as redes sociais funcionais, tendem a adotar as redes sociais.

Publicado
2025-03-27