Marketing de Recrutamento, Felicidade e Propósito na Indústria High-Tech
O caso da Critical TechWorks
Resumo
O marketing de recrutamento assenta numa nova lógica de verdadeira interseção entre Marketing e Recursos Humanos (Schaeffer, 2016), remetendo para um alinhamento entre o propósito individual dos colaboradores e o propósito organizacional, numa dinâmica de responsabilidade social, criação de significado e de impacto para um mundo melhor. No entanto, e em especial no que toca a indústria high-tech, a literatura científica é ainda surpreendentemente escassa. Partindo desta lacuna, o presente trabalho visa explorar as especificidades e potencialidades do marketing de recrutamento na indústria de IT, aplicando uma metodologia de estudo de caso em torno da empresa Critical TechWorks (CTW). A CTW, fundada em 2018 através de uma Joint Venture entre a Critical Software e o grupo BMW, foi distinguida em 2020 com os prémios Fast Mover Emprego (empresa que mais cresceu em termos de criação de emprego qualificado na área de tecnologia em Portugal) e Fast MoverVolume de Negócios. Através de um desenho organizacional horizontal, inovador e peculiar, a CTW encontra no propósito, “Purpose”, o seu centro de atuação. É com esta premissa que liga as áreas de Happiness, Hearts, Marketing e Talent, de forma a construir alinhamento e pontes entre diferentes áreas funcionais que têm como propósito, e foco principal, as pessoas.