Utilização dos canais de marketing digital nas estratégias de internacionalização de empresas B2B

A perceção dos gestores portugueses

  • Sandra Filipe GOVCOPP & ISCA-UA
  • Belém Barbosa FEP
  • Cláudia Amaral Santos GOVCOPP & ISCA-UA
Palavras-chave: adoção de tecnologia, B2B, canais digitais, estratégia de internacionalização, marketing digital

Resumo

 

Na era da globalização, o marketing digital é uma estratégia essencial para empresas em todos os setores de negócios. Embora a literatura destaque a eficácia do marketing digital para o mercado Business to Consumer (B2C), a sua adoção e desempenho em mercados Business to Business (B2B) carecem de investigações adicionais. Este artigo visa preencher essa lacuna, explorando a capacidade do marketing digital de alavancar a internacionalização de empresas B2B. Os objetivos da pesquisa são: (i) compreender as atitudes dos responsáveis de empresas B2B em relação ao marketing digital na sua estratégia de internacionalização; (ii) explorar a preferência e eficácia dos canais de marketing digital para entrar e potenciar a presença em mercados internacionais. O estudo adotou uma metodologia qualitativa, por via da realização de 15 entrevistas semiestruturadas realizadas presencialmente a gestores de empresas B2B portuguesas, com experiência internacional ou que tencionavam expandir-se internacionalmente, e a posterior análise temática de conteúdo. Os resultados mostram que alguns participantes permanecem céticos quanto à eficácia do marketing digital no contexto B2B, enquanto outros reconhecem o papel dos canais digitais para angariar clientes internacionais, facilitando a gestão do relacionamento e justificando novos investimentos.

 

Publicado
2025-03-27