Análise dos indicadores de desempenho em empresas internacionais
Resumo
Avaliar o desempenho de empresas internacionalizadas é fundamental para identificar o (in)sucesso das mesmas em processos de internacionalização, mais ainda em Pequenas e Médias empresas (PME), uma vez que os seus recursos (sejam eles humanos, financeiros, tecnológicos) são escassos face às multinacionais, pelo que avaliar os investimentos torna-se fundamental de forma a verificar se os recursos estão a ser encaminhados de forma correta. Identificar os indicadores de desempenho essenciais para esta avaliação é um dos processos mais complexos dada a falta de consenso existente na literatura sobre esta temática.
Desta forma, o propósito central deste artigo é identificar e compreender as várias formas de medição do desempenho das empresas internacionalizadas, com especial atenção das PME, contribuindo para a referenciação e esquematização dos indicadores de desempenho mais utilizados nos estudos sobre a internacionalização das empresas. Com base na revisão da literatura existente e de maior relevância nesta temática, o estudo realizado compreende na sua essência uma abordagem tendencialmente descritiva e analítica e propõe uma tabela integrativa de todos os indicadores de desempenho encontrados na literatura, fazendo uma reflexão sobre a evolução dos mesmos. Este estudo contribui para uma clarificação da literatura de marketing internacional e facilita os gestores na sua tarefa de identificação de diversos indicadores possíveis de utilização na avaliação da performance de internacionalização e aqueles que melhor se encaixam na sua realidade empresarial. Este trabalho limita-se apenas a identificar os indicadores de desempenho, sem os associar a modos de entrada ou fases de processos de internacionalização.