Automação, tecnologia de IA e sustentabilidade na indústria da moda fast fashion

Um estudo de caso

  • Carolina Valadão ISCA - Universidade de Aveiro
  • Francisco Coito Paiva ISCA - Universidade de Aveiro
  • Catarina Morgado ISCA - Universidade de Aveiro
  • Ana Torres ISCA - Universidade de Aveiro, Portugal & INESC TEC, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0621-956X
Palavras-chave: tecnologias de inteligência artificial, consumismo, fast fashion, greenwashing, objetivos de desenvolvimento sustentável

Resumo

Este estudo de caso procura analisar e discutir o posicionamento da marca de retalho internacional Zara como uma marca comprometida com a sustentabilidade, o avanço tecnológico e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS, UN 2030 Agenda), num contexto de crescente consumismo. Com base em pesquisas teóricas e empíricas anteriores, este estudo examina e discute as estratégias e ações de modelo de negócio sustentável implementadas pela Zara, bem como as tecnologias de inteligência artificial (IA) e automação integradas na sua cadeia de valor. Destaca-se a experiência omnichannel e a análise de dados através de algoritmos de machine learning. Os resultados sugerem que, embora a marca de fast fashion mostre um compromisso com a sustentabilidade, na prática, a sua abordagem não está verdadeiramente alinhada com os objetivos definidos, existindo controvérsia entre o discurso e a prática no cumprimento efetivo das ações, introduzindo a discussão sobre práticas de campanhas greenwashing.

O estudo tem como limitações basear-se apenas num caso de uma marca internacional, que ilustra os aspetos significativos do panorama atual do setor do retalho de moda fast fashion. Investigações futuras poderão integrar outras empresas concorrentes.

Como sugestões práticas futuras salientam-se a integração de tecnologias como IA, blockchain, realidade virtual e realidade aumentada na cadeia de valor da Zara, de forma a prever tendências e promover a sustentabilidade, ou o uso de chatbots para promover práticas sustentáveis, aumentando a consciencialização dos consumidores. Estes desafios emergentes constituem oportunidades para as empresas implementarem estratégias inovadoras visando a resolução dos impactos da fast fashion no desenvolvimento sustentável.

Publicado
2025-03-25