Meritocracia no Ensino Superior em Portugal
Resumo
No presente estudo pretende-se analisar o entendimento dos estudantes do ensino secundário e superior acerca das estratégias meritocráticas, especificamente das bolsas de mérito atribuídas no ensino superior português. O propósito é compreender a sua perceção e compreender como se pode alcançar um sistema mais eficaz, identificando possíveis melhorias. A metodologia adotada assenta na realização de inquéritos por questionário, nos quais se obtiveram 266 respostas válidas, e na realização de quatro entrevistas a bolseiros de diferentes Instituições do Ensino Superior (IES). A natureza do estudo é exploratória e descritiva. A recolha e o tratamento de dados qualitativos permitiram: compreender o conhecimento da amostra sobre o conceito de bolsas de mérito; recolher opiniões sobre a relação entre a atribuição de bolsas de mérito e a motivação para obter melhores resultados; identificar vantagens e desvantagens. Foi também feita uma análise quantitativa das respostas dos questionários, através de três testes estatísticos de Qui-Quadrado e um teste de Fisher. Os resultados revelam reconhecimento da pertinência da meritocracia no ensino superior e no apoio financeiro e identificou-se o prestígio e enriquecimento do currículo como principais pontos benéficos da bolsa. Contudo, o conhecimento das bolsas da própria IES e da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) revela-se baixo, o que pode revelar deficiências na divulgação deste tipo de apoios e/ou falta de interesse. Os estudantes bolseiros atribuíram um maior peso à existência da bolsa aquando da sua candidatura ao ensino superior. Para estudos futuros, preconiza-se que se analisem amostras maiores e que se cruzem os resultados com dados socioeconómicos.