Estratégia Competitiva das Startups
Caso de Estudo da AppGeneration
Resumo
As startups, ao entrarem no mercado, por serem uma novidade, encontram dificuldades como a incerteza e a falta de confiança de terceiros, nomeadamente de possíveis fornecedores e clientes, uma vez que, na maioria dos casos, pretendem atingir um mercado ainda em desenvolvimento. Assim, é fundamental que estas adotem estratégias competitivas e inovadoras, que as permitam tornarem-se atrativas, de modo a conseguirem responder a essas dificuldades e alcançarem o sucesso. Este estudo, tem assim, como objetivo, analisar a estratégia competitiva das startups, usando o caso da AppGeneration como um exemplo de sucesso. Para melhor entender do assunto foi realizada uma revisão da literatura relativamente aos fatores de atratividade das startups, à capacidade inovadora das mesmas e à importância da tecnologia no seu desenvolvimento. Através da realização de uma entrevista feita ao seu fundador e atual CEO, procurou-se perceber quais foram as suas estratégias inovadoras que lhe permitiram sobreviver, num contexto onde nove em cada dez stratups falham. Foi possível concluir que, este seu feito, ocorreu devido a vários fatores, nomeadamente uma boa aposta no marketing e no design, assim como o recrutamento de pessoas capazes de impulsionar a empresa nas diversas áreas.
De forma a percecionar o conhecimento que o público tem acerca da AppGeneration foi realizado um inquérito por conveniência. Este, também, apresentava como objetivo a recolha de informações sobre os hábitos e preferências dos inqueridos em relação às apps. Desta forma concluiu-se que apesar da maioria das pessoas não conhecer a empresa, adquirem as suas apps e jogos.