Construção de relacionamentos duradouros e personalizados com os clientes:

O impacto estratégico do CRM Salesforce e do Marketing Cloud

  • Luciana Monteiro
  • Sandra Filipe
Palavras-chave: Customer Relationship Management, Marketing Cloud, Salesforce, Lealdade, Personalização, Satisfação

Resumo

Este artigo explora, com algum detalhe, os potenciais benefícios da decisão estratégica das empresas de incorporar as plataformas Customer Relationship Management (CRM) e Marketing Cloud, pela Salesforce. A convergência destas plataformas oferece uma coerência notável, potencializando a capacidade das empresas para compreender, atender e envolver, de modo mais eficaz, os seus clientes. Como metodologia foi realizada uma revisão de literatura tendo por base recolha de artigos nas bases de dados SCOPUS e Web of Science. Foi analisada como o Salesforce CRM oferece uma visão 360º, dos clientes, capacitando as equipas a personalizar, conforme necessário, todas as interações, antecipar necessidades e impulsionar a fidelidade dos clientes. Paralelamente, foi explorado como o Marketing Cloud, integrado ao CRM, é capaz de potenciar campanhas de marketing omnicanal, proporcionando uma abordagem holística que se traduz em experiências personalizadas e efetivas. Uma visão aprofundada das vantagens que cada plataforma oferece às empresas, foi apresentada, destacando a sua capacidade de impulsionar a satisfação do cliente, aumentando a eficácia operacional, fortalecendo igualmente a posição competitiva num ambiente dinâmico de negócios.

 

Publicado
2025-03-25