Construção de relacionamentos duradouros e personalizados com os clientes:
O impacto estratégico do CRM Salesforce e do Marketing Cloud
Resumo
Este artigo explora, com algum detalhe, os potenciais benefícios da decisão estratégica das empresas de incorporar as plataformas Customer Relationship Management (CRM) e Marketing Cloud, pela Salesforce. A convergência destas plataformas oferece uma coerência notável, potencializando a capacidade das empresas para compreender, atender e envolver, de modo mais eficaz, os seus clientes. Como metodologia foi realizada uma revisão de literatura tendo por base recolha de artigos nas bases de dados SCOPUS e Web of Science. Foi analisada como o Salesforce CRM oferece uma visão 360º, dos clientes, capacitando as equipas a personalizar, conforme necessário, todas as interações, antecipar necessidades e impulsionar a fidelidade dos clientes. Paralelamente, foi explorado como o Marketing Cloud, integrado ao CRM, é capaz de potenciar campanhas de marketing omnicanal, proporcionando uma abordagem holística que se traduz em experiências personalizadas e efetivas. Uma visão aprofundada das vantagens que cada plataforma oferece às empresas, foi apresentada, destacando a sua capacidade de impulsionar a satisfação do cliente, aumentando a eficácia operacional, fortalecendo igualmente a posição competitiva num ambiente dinâmico de negócios.