Facechurch - Uma análise exploratória aos santuários de Fátima e de Lourdes no Facebook
Resumo
O uso de técnicas de marketing digital no campo de estudo da religião é um fenómeno recente. Ele reflete a mudança na forma como as pessoas interagem com a religião e consomem conteúdo religioso no ambiente digital.
As instituições religiosas e os líderes religiosos, adaptando-se às novas preferências de comunicação e consumo de conteúdo, reconhecem na internet o potencial para transmitir a sua mensagem, usando também as redes sociais para alcançar e envolver os seus seguidores.
Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de marketing religioso utilizadas pela Igreja Católica no Facebook para atrair e manter fiéis. A análise recai sobre as contas oficiais do Santuário de Fátima (Portugal) e o Santuário de Lourdes (França) na rede social Facebook.
A revisão da literatura nesta temática mostra que existem, ainda, poucos estudos sobre o marketing religioso no ambiente digital, e em específico nas redes sociais. Deste modo, este estudo pretende preencher essa lacuna e alargar o debate sobre o tema de forma empírica. Os resultados indicam que a criação de conteúdo nas redes sociais é uma forma da Igreja se conectar com os seus públicos e manter a tradição cristã e católica presente na vida e na sociedade. As redes sociais fazem o acompanhamento diário da vida de cada santuário, além de convidar à participação em celebrações, em iniciativas de reflexão e de formação.