Personal Brand, canais digitais e relacionamento pela confiança

estudo a marcas com longevidade em regiões transfronteiriças

Palavras-chave: Personal Brand ; comunicação digital ; longevidade ; storytelling ; Euro-região Norte de Portugal e Galiza

Resumo

O objetivo deste artigo é explorar até que ponto a teoria e a prática de Personal Brand está a ser utilizada em pequenas e médias empresas (PME´s) e compreender como os fundadores/ proprietários/ CEO´s aplicam, o seu próprio papel, na estratégia de comunicação de marketing numa PME. Para obter os resultados da investigação planeada, os autores realizaram uma análise qualitativa: a) da literatura científica sobre comunicação de marcas centrada nos fundadores de empresas com longevidade e (b) dos termos utilizados relacionados com Tag-Cloud nas páginas dos websites “sobre nós/ a nossa história” e, de seguida, procedeu-se a uma análise qualitativa com recurso ao software NVivo. Uma abordagem exploratória qualitativa utilizando storytelling dos canais digitais, a comunicação com o foco nos fundadores/ proprietários - gestores/ CEO´s de PME´s na Euro-região Galiza e Norte de Portugal (ERNPG). A comunicação de marketing das PME´s é eficaz na medida em que abrange alguns conceitos relevantes de Personal Brand dos Fundadores, adapta as atividades para corresponder aos seus clientes e acrescenta o seu próprio atributo único de marca própria, conferido pelo fundador – gestor, Pessoas, das PME´s. Os dados quantitativos obtidos demonstraram que as PME´s, desenvolvem uma estratégia, baseada na Personal Brand e as Tag-Cloud mais utilizadas são: gerações, pessoas e fundador. O estudo limitou-se a uma amostra de PME´s na ERNPG no Website e, como tal, os resultados não são generalizáveis. Futuros estudos podem ainda perceber as Tag-Cloud presentes em outros canais on-line, nomeadamente, os social network sites (SNSs).

Biografias do Autor

Carla Martins Igreja, Universidade de Vigo

Carla Igreja é Técnica Superior no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP; Portugal) com desempenho de atividades de Formadora e Responsável por Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) Profissionais na área do Comércio| Marketing. Vasta experiência profissional, de 24 anos, no mercado de trabalho, com desempenho de funções de Coordenação de Vendas; Supervisão de Lojas (franchising); Auditora; Consultora e Formadora| Professora (Marketing, Marketing Digital). Também desempenhou a função de Docente| Assistente Convidada no Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA, Portugal) e no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC, Portugal).

Frequência do Doutoramento em Comunicação (Universidade de Vigo, Espanha). Tem Mestrado em Marketing (Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal) investigou o tema “O Valor dos Relacionamentos na Qualidade Percebida do Ensino Superior Público Politécnico em Portugal: um Estudo Exploratório”; Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto| Instituto Eletrotécnico Português); Lead Auditor ISO 9001: 2015 (International Register of Certificated Auditors (IRCA) Nº A17977).


É autora ou coautora de alguns artigos e os seus interesses de investigação incluem marketing, gestão e comunicação de marcas.

José María Chamorro Rivas, Universidade de Vigo

Doctor by the Universitat Autònoma de Barcelona with the thesis Essays on spatial economics 1997. Supervised by Dr. Xavier Martínez Giralt. 

Publicado
2025-03-25