Personal Brand, canais digitais e relacionamento pela confiança
estudo a marcas com longevidade em regiões transfronteiriças
Resumo
O objetivo deste artigo é explorar até que ponto a teoria e a prática de Personal Brand está a ser utilizada em pequenas e médias empresas (PME´s) e compreender como os fundadores/ proprietários/ CEO´s aplicam, o seu próprio papel, na estratégia de comunicação de marketing numa PME. Para obter os resultados da investigação planeada, os autores realizaram uma análise qualitativa: a) da literatura científica sobre comunicação de marcas centrada nos fundadores de empresas com longevidade e (b) dos termos utilizados relacionados com Tag-Cloud nas páginas dos websites “sobre nós/ a nossa história” e, de seguida, procedeu-se a uma análise qualitativa com recurso ao software NVivo. Uma abordagem exploratória qualitativa utilizando storytelling dos canais digitais, a comunicação com o foco nos fundadores/ proprietários - gestores/ CEO´s de PME´s na Euro-região Galiza e Norte de Portugal (ERNPG). A comunicação de marketing das PME´s é eficaz na medida em que abrange alguns conceitos relevantes de Personal Brand dos Fundadores, adapta as atividades para corresponder aos seus clientes e acrescenta o seu próprio atributo único de marca própria, conferido pelo fundador – gestor, Pessoas, das PME´s. Os dados quantitativos obtidos demonstraram que as PME´s, desenvolvem uma estratégia, baseada na Personal Brand e as Tag-Cloud mais utilizadas são: gerações, pessoas e fundador. O estudo limitou-se a uma amostra de PME´s na ERNPG no Website e, como tal, os resultados não são generalizáveis. Futuros estudos podem ainda perceber as Tag-Cloud presentes em outros canais on-line, nomeadamente, os social network sites (SNSs).