O marketing social e a integração de refugiados
Um estudo preliminar no quadrilátero urbano
Resumo
O presente manuscrito pretende compreender o papel dos municípios integrantes do Quadrilátero Urbano: Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, na integração de cidadãos ucranianos refugiados. Assim, é nosso propósito aferir de que forma os municípios fazem uso das ferramentas e estratégias de marketing social no processo de integração de refugiados provenientes da Ucrânia. Concebida como um estudo de caso, esta investigação recorre a uma revisão de literatura sobre marketing social, à aplicação de entrevistas semiestruturadas aos stakeholders municipais e à análise de conteúdos existentes nas páginas web e redes sociais dos municípios de forma a identificar ferramentas e estratégias de marketing social usadas por estas entidades municipais. Os resultados obtidos sugerem que os municípios fazem uso de ferramentas de marketing, mas têm dificuldades em fazer delas uma utilização estratégica e sistemática. Ficou também evidenciado que a aprendizagem dos municípios com a recente experiência com os refugiados ucranianos abrirá caminho para a estruturação de planos mais robustos de integração de refugiados. O marketing social poderá ser usado para influenciar comportamentos que ajudem a mitigar um problema social complexo, como é o das deslocações forçadas.