A influência das redes sociais no consumo de bens de luxo: revisão da literatura e análise exploratória

  • Ana Faneco ISCA, Universidade de Aveiro
  • Daniela Cruz ISCA, Universidade de Aveiro
  • Francisca Gonçalves ISCA, Universidade de Aveiro
  • Inês Pereira ISCA, Universidade de Aveiro
  • Sara Pereira ISCA, Universidade de Aveiro
  • Ana Estima GOVCOPP & ISCA, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Luxo, Comportamento do Consumidor, Redes Sociais, Status, Instagram

Resumo

O principal objetivo deste artigo é, partindo de uma revisão de literatura, estudar a influência das redes sociais na compra de bens de luxo. O tema incidiu em duas temáticas em expansão, as marcas de luxo e as redes sociais. Nos mercados de luxo, a imagem da marca e o status associado exercem um papel importante no processo de tomada de decisão do consumidor. As plataformas digitais tornam-se uma influência crucial para o consumo de bens de luxo e da sua informação. Consumo este que facilmente se associa a um consumo e ‘engagement’ rápido e poderoso que motiva os utilizadores a comprarem produtos de luxo. O artigo apresenta assim, uma revisão da literatura e, adicionalmente, uma análise, ainda que sucinta, ao conteúdo publicado no Instagram das seguintes marcas de luxo: Dior, Louis Vuitton e Fendi. Através de cinco dimensões - entretenimento, interação, tendências, personalizações e o passa a palavra - presentes nas redes sociais das marcas de luxo, conclui-se, que estas despertam o desejo nos consumidores. Para reforçar ainda mais este caráter, o artigo apresenta algumas conclusões sobre a alteração de comportamento destas marcas ao seu conteúdo digital provocadas pela pandemia Covid-19, quanto ao mesmo, determinamos que não houve muita alteração.

Publicado
2022-07-18