A mudança do comportamento do consumidor nas compras online como consequência da pandemia - Revisão de literatura

  • Ana Costa ISCA, Universidade de Aveiro
  • Catarina Parracho ISCA, Universidade de Aveiro
  • Inês Morais ISCA, Universidade de Aveiro
  • Mariana Fernandes ISCA, Universidade de Aveiro
  • Ana Estima GOVCOPP & ISCA, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: consumer behaviour, online shopping, covid-19, pandemic, lockdown

Resumo

O objetivo desta investigação passa por perceber de que modo a pandemia do COVID-19 e o consequente isolamento social alteraram os hábitos, atitudes e comportamentos dos consumidores, com especial foco na área das compras online e no caso português. Pretende-se analisar o tipo de produtos/serviços ou setores que passaram a ser mais procurados, bem como aqueles pelos quais a procura diminui, comparando estes aspetos antes e durante a pandemia. Procura-se ainda conhecer as principais motivações que levaram a essa alteração de comportamentos. Os resultados apontam como causas para esta modificação a segurança, a conveniência e a necessidade de adaptação, em consequência da mudança de paradigma. Como conclusão, reflete-se sobre o paradigma futuro: se os novos hábitos e comportamentos se manterão ou se tudo voltará ao que era, em Portugal e no mundo. Ainda que a nível global seja expectável que os novos hábitos se mantenham, no caso de Portugal prevê-se um retrocesso aos hábitos antigos, aparentemente explicado pelo caráter tradicional do país e pela elevada população envelhecida. Para desenvolver o presente estudo, foi adotada uma metodologia qualitativa realizada através da revisão sistemática de literatura existente.

Publicado
2022-07-18