As potencialidades do pensamento visual no ensino de marketing de serviços

um estudo de caso sobre a experiência de aprendizagem dos estudantes

  • Bruno Soares ISCA, Universidade de Aveiro
  • Vasco Rodrigues ISCA, Universidade de Aveiro
  • Miguel Curado ISCA, Universidade de Aveiro
  • Mariana Caramalho ISCA, Universidade de Aveiro
  • Susana Marques ISCA, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Pensamento visual, Ensino-Aprendizagem de Marketing, Marketing de Serviços

Resumo

O pensamento visual é uma metodologia que utiliza um conjunto de ferramentas para externalizar os processos internos de pensamento, tornando-os mais claros, explícitos e acionáveis. Em termos do potencial das estratégias de pensamento visual para o ensino e educação, a literatura demonstra que podem ajudar os estudantes a compreender informações complexas, melhorar as competências de pensamento crítico, desenvolver a literacia visual e proporcionar uma experiência de aprendizagem muito mais memorável. O racional deste trabalho é a adequação potencial e natural entre pensamento visual e Marketing de Serviços. Os serviços são dominados por elementos intangíveis e, como resultado, não podem ser facilmente visualizados e compreendidos. Ao mesmo tempo, essa intangibilidade levanta vários desafios para os profissionais de marketing, como a abstração, a generalidade, a não-pesquisabilidade e a impalpabilidade mental. Apesar do potencial do pensamento visual no contexto da educação e ensino de marketing de serviços, a literatura académica sobre essa interseção é surpreendentemente escassa. Através de uma metodologia de estudo de caso, e com o foco na experiência de aprendizagem dos estudantes, este trabalho demonstra os benefícios e oportunidades do pensamento visual no contexto do ensino de marketing de serviços.

Publicado
2022-07-24