A intenção de participação nos festivais de Verão na perspectiva do Theory Planned Behaviour

  • João Silva ISCA, Universidade de Aveiro
  • Paulo Fernandes ISCA, Universidade de Aveiro
  • Tiago Oliveira ISCA, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: indústria criativa, festivais de verão, Covid-19, teoria do comportamento planeado

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a intenção de participar em festivais de verão mediante a situação atual da pandemia Covid-19. Aplicando a Teoria do Comportamento Planeado, o estudo aborda um modelo que inclui o impacto na intenção de participar nos festivais. Assim procuram-se respostas para as questões: será que os receios do Covid-19 influenciarão a intenção de participação em festivais de verão? E qual ou quais poderão ser os fatores das crenças do TPB que mais poderão influenciar a intenção de participação nos festivais de verão? Além disso, este documento reflete sobre 117 inquiridos pertencentes a um grupo sobretudo de jovens adultos, cujo resultado empírico poderá contribuir para o desenvolvimento de medidas de comunicação de marketing melhor direcionadas a esse público alvo. Os resultados mostraram que os receios acerca do Covid-19 não são estatisticamente significativos para a influência na intenção de participação em festivais e que o construto que mais influência teve sobre a mesma intenção foi a crença comportamental.

Publicado
2022-07-24