A internacionalização de uma PME operando em B2B e na indústria das ferragens

  • Cláudia Ribau GOVCOPP, ISCA, Universidade de Aveiro
  • Mariana Santos ISCA, Universidade de Aveiro
  • Rui Almeida ISCA, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Processo de Internacionalização, Marketing Internacional, PME, Modos de Entrada, Marketing-Mix

Resumo

A atuação das PME em mercados externos pode ser uma opção estratégica de diferenciação face à concorrência, em contextos em que o nível de competitividade no mercado doméstico seja elevado. No entanto, o processo de internacionalização obedece a um plano estratégico que estabelece um conjunto de objetivos, metas, recursos e políticas que orientam as operações de negócios internacionais de uma empresa durante um determinado período.

Com fundamento nos vários tipos de modos de entrada em mercados externos, na especificidade dos comportamentos de consumo e cultura e na atratividade foi desenvolvido um estudo de caso de internacionalização de uma PME, com foco na análise das decisões e motivações, identificação dos segmentos e posicionamento e estratégias internacionais de marketing-mix.

Partindo do campo de investigação do Marketing Internacional, especificamente nos processos de internacionalização, o estudo desenvolvido seguiu uma metodologia qualitativa, implicando uma pesquisa primária e secundária.

Os resultados deste estudo permitiram concluir que a empresa obedeceu a um planeamento estratégico no momento de conquista de novos mercados externos, o que facilitou o alcance dos objetivos pré-definidos. A preparação na conquista de mercados externos é uma fase exigente, mas que se não respeitada pode comprometer o sucesso do projeto. 

Visto tratar-se de um estudo qualitativo, os fatores de subjetividade e pessoalidade oferecem maior dificuldade na caracterização, análise e categorização dos dados recolhidos. No entanto, o seu desenvolvimento traduz-se num ponto de partida para as PME que objetivam entrar em mercados externos.

Publicado
2022-07-24