Estratégias de Marketing Internacional

o caso da Boca do Lobo

  • Cláudia Ribau GOVCOPP, ISCA, Universidade de Aveiro
  • Daniel Ramos ISCA, Universidade de Aveiro
  • Mónica Dinis ISCA, Universidade de Aveiro
  • Paula Mota ISCA, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Internacionalização, PME, Marketing Internacional, EAU, produtos de luxo

Resumo

A atuação em contextos socioculturais e económicos diferentes da do mercado doméstico deve ser uma opção estratégica por parte das Pequenas e Médias Empresas (PME), o que implica desenvolver uma capacidade de agir em zonas culturais diversas, de conceber um tipo de organização que permita operar simultaneamente em vários mercados e definir estratégias de marketing-mix capazes de responder a todas estas especificidades.

Com base nesta diversidade nos comportamentos de consumo globais e nas especificidades de entrada em mercados externos, foi desenvolvido um estudo de caso que visa analisar os processos de internacionalização da empresa Boca do Lobo, especificamente: descrever as motivações que levaram à penetração de mercados externos; analisar os modos de entrada adotados; e explicar a adaptabilidade da marca na introdução nos mercados pretendidos no âmbito do marketing-mix.

O estudo de caso segue uma metodologia qualitativa, recorrendo a pesquisa primária (envolvendo ‘pesquisa de campo’ na recolha e análise de informações através de entrevista aos responsáveis pela empresa) e pesquisa secundária com recurso a pesquisa documental.

Deste estudo conclui-se que a empresa Boca do Lobo utiliza vários modos de entrada, dependendo da especificidade do mercado externo.

Este caso de estudo apresenta as limitações próprias de um estudo qualitativo com limitações ao nível do acesso à informação, porém a sua relevância torna-se base para outras empresas que pretendam entrar em mercados externos dentro das mesmas especificidades contextuais e de marketing-mix.

Publicado
2022-07-24