Antecedentes para a fidelização do consumidor às marcas

uma revisão de literatura

  • Diana Pedrosa ISCA-UA, Universidade de Aveiro
  • Luís Santos ISCA-UA, Universidade de Aveiro
  • Sandra Filipe ISCA-UA, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Antecedentes da Fidelização, Comportamento do Consumidor, Fidelização, Marca, Marketing Relacional

Resumo

Num cenário extremamente competitivo e volátil, torna-se desafiante para as marcas não só conquistar os consumidores, mas também possuir a capacidade de manter relações positivas e de longo prazo com os mesmos. Neste sentido, é essencial compreender e explorar de modo eficaz os fatores que contribuem para a fidelização dos consumidores às marcas. Este artigo visa identificar e revisitar os fatores que contribuem para esta fidelização dos consumidores, com base numa revisão de literatura recente e relevante sobre a temática. As evidências da literatura indicam que -o relacionamento entre consumidor e a marca, o compromisso organizacional, a confiança, o amor à marca, a experiência com a marca, as comunidades nas redes sociais e a cocriação, o passa-a-palavra, a inovação e a responsabilidade social corporativa - influenciam positivamente a fidelização dos consumidores às marcas.

Publicado
2022-07-24