Explorando as mudanças no comportamento do consumidor online

os impactos da pandemia no comportamento de compra dos brasileiros

  • Zaila Oliveira ISCA-UA & CEOS.PP
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor, E-commerce, COVID-19, Compras online

Resumo

O objetivo deste artigo é explorar as mudanças ocorridas no comportamento de compra online dos consumidores devido ao Covid-19. O artigo inclui um estudo qualitativo realizado no Brasil e envolveu entrevistas com 30 consumidores de diversos níveis de adoção de compras online que compraram durante e pós pandemia. As narrativas enfatizam alguns motivos para as compras online e o aumento do leque de produtos e serviços que compram online, o que reforça os impactos da pandemia no comportamento de compra. Os participantes admitiram que algumas das mudanças em seu comportamento online podem durar além do contexto da pandemia. Assim, este estudo fornece pistas valiosas para entender o comportamento do consumidor durante a pandemia, mas também antecipa como esse comportamento pode ser estimulado no futuro. Algumas implicações para acadêmicos e gestores são fornecidas.

Publicado
2022-07-24