O impacto da Pandemia Covid-19 na compra de alimentos online
Resumo
A pandemia covid-19 foi algo que marcou a história e causou danos a milhares de pessoas. Acredita-se que esta situação continuará a refletir-se na sociedade no futuro. Muitas áreas foram afetadas por esta nova realidade e, por consequência, as pessoas tiveram os seus hábitos e comportamentos transformados, um facto que se reflete no mercado e por isso se torna relevante perceber as mudanças no comportamento do consumidor durante a quarentena. Este estudo visa analisar quais os fatores que tiveram um contributo positivo para o aumento das compras de alimentos online durante o período de pandemia. Para isso, foram escolhidas as variáveis de segurança, a praticidade e a qualidade procuraram apurar como é que estas influenciaram o aumento do número de compras no sector dos serviços alimentares durante este período. A amostra recolhida para o estudo é constituída por 106 participantes, todos residentes em Portugal e para análise, foram utilizados o software IBM SPSS 27 e o modelo linear de regressão. Através da análise dos resultados obtidos, conseguimos validar uma hipótese, obtendo o resultado de que, a variável segurança foi um critério que influenciou positivamente no acréscimo de compras de alimentos online durante a pandemia.