A importância da informação nutricional no comportamento e na intenção de melhoria de saúde
um caso de estudo na Universidade de Aveiro
Resumo
A presença de informação nutricional nas ementas evidenciou-se, na Coreia do Sul, como um meio de comunicação essencial para melhorar o estado de saúde dos indivíduos. Neste seguimento, compreender qual é a influência da informação nutricional percebida no comportamento dos consumidores e na intenção de melhoria de saúde, no contexto português, é de extrema importância na área do marketing. A metodologia seguiu um paradigma positivista e obteve 107 respostas válidas resultantes de uma estratégia de investigação por questionário, decorrida on-line, entre 26 de maio e 8 de junho de 2022 na Universidade de Aveiro, em Portugal. Os resultados apontam que o comportamento de saúde diário e a intenção de melhoria de saúde são influenciados positivamente pela importância da informação nutricional percebida. Em Portugal, a presença de informação nutricional nas ementas ainda não se evidencia como uma prática comum, revelando-se a principal limitação à investigação. São igualmente apresentadas algumas direções de investigação futura, tais como perceber se a aplicação do presente estudo em diversos contextos socioculturais leva a diferentes conclusões, bem como compreender de que modo o tipo de restaurante influência os resultados obtidos.