Venda online no sector vitivinícola

estudo de caso das Caves Messias

  • Joana Figueiredo ISCA, Universidade de Aveiro
  • Cláudia Ribau GOVCOPP & ISCA, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Marketing digital, e-commerce, Setor vitivinícola, Covid-19

Resumo

O impacto do Covid-19 reforçou, especialmente no setor vitivinícola, a adoção de outro canal de vendas: o online. O e-commerce tem vindo a manifestar-se um trunfo na obtenção de resultados positivos, sobretudo nas PME. Com base nestas premissas foi desenvolvido um estudo de caso com a finalidade de identificar um modelo estratégico eficaz na implementação e gestão de uma loja virtual.

Ao nível metodológico recorreu-se a estudo de caso, usufruindo de metodologias qualitativas. Após a análise do setor vitivinícola, do comércio eletrónico no setor e das envolventes do caso de estudo, desenvolveu-se a proposta de plano estratégico com base em modelos teóricos aplicados a um caso real.

As conclusões salientam um aumento da venda online no setor vitivinícola em Portugal e, por consequência, a importância da criação de loja virtual. O crescimento acentuado do canal de venda online B2C gera reflexões sobre as ‘divergências’ deste com o canal de venda tradicional offline B2B. Este estudo conclui ainda que existe resistência na adoção do online B2C já que se considera que este retrai os consumidores do offline B2B, embora não possa travar a mudança. Apesar das resistências, o sector vitivinícola que aposta no e-commerce conhece um reforço no sucesso das vendas.

A natureza qualitativa do estudo apresenta a limitação intrínseca ao facto de ser um único estudo de caso. As restrições temporais e pandémicas não permitiram um contacto físico mais permanente com a empresa alvo deste caso de estudo.

Publicado
2022-07-24