Do Fast ao Slow – O Consumo Sustentável na Indústria da Moda

  • Inês Cunha ESTGV-IPV
  • Marta Amaral ESTGV-IPV
  • Joana Respeita ESTGV-IPV
  • João Farias ESTGV-IPV
  • Paula Pinheiro ESGV-IPV & ISCA, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Fast-Fashion, Slow-Fashion, Comportamento do Consumidor, Desenvolvimento Sustentável

Resumo

A indústria têxtil tem sido considerada como uma das mais poluentes do mundo. Este facto, aliado a um consumo pouco consciente tem impactos dramáticos no meio ambiente, mas também na qualidade de vida dos trabalhadores das empresas deste setor. Este artigo pretende investigar o grau de consciencialização dos consumidores em relação à Fast-Fashion, examinando o conhecimento que têm sobre as suas implicações ambientais, éticas e sociais e analisando ainda o conhecimento e utilização de alternativas. Após uma breve revisão de literatura, foi realizado um estudo exploratório, através da aplicação de técnicas qualitativas (focus group) e quantitativas (online survey). Concluiu-se que, de forma geral, as pessoas que consomem mais Fast-Fashion são as mais jovens, sendo que os indivíduos entre os 15 e 24 anos são os que melhor compreendem os seus impactos sociais e ambientais. Além disso, foi possível perceber que os fatores que influenciam a compra de roupa através deste modelo de negócio são o preço e o fácil acesso. Em relação às alternativas existentes à Fast-Fashion, os consumidores com mais de 57 anos são os que conhecem melhor as alternativas.

Publicado
2022-07-19