Empreendedorismo e Financiamento: Papel da Administração Pública em Portugal e da União Europeia

  • Jorge Manuel Ferreira Pacheco Instituto Superior de Contabilidade e Administração
Palavras-chave: Empreendedor, Empreendedorismo, Barreiras, Financiamento, Papel da União Europeia, Papel da Administração Pública

Resumo

Este estudo aborda o tema do empreendedorismo e em particular a sua relação com o financiamento proveniente dos Fundos Estruturais da União Europeia bem como da Administração Publica Portuguesa.
Em termos genéricos, esta dissertação pretende estudar o fenómeno do empreendedorismo e os principais obstáculos ao seu desenvolvimento, nomeadamente, o perfil do empreendedor, as motivações e os estímulos, os incentivos, e as barreiras de admissão, designadamente o acesso ao financiamento. Em concreto, procuramos identificar a influência do financiamento na criação de empresas e no desenvolvimento de novos projectos/produtos como meio de sustentabilidade na Região Centro do País.
Neste quadro, iniciamos o nosso trabalho analisando as diversas teorias e abordagens sobre o empreendedor, o empreendedorismo como estratégia para o desenvolvimento sustentável, abordamos o financiamento e finalmente, desenvolvemos um estudo empírico, tendo optado por um “estudo de caso”. Os resultados disponíveis permitiram concluir que existem indícios de uma relação entre o eixo de carácter científico e o eixo de carácter empírico. Por conseguinte, os resultados alcançados neste trabalho mostram que as barreiras de admissão, designadamente a falta de financiamento do empreendedorismo é sem dúvida uma barreira complexa de ultrapassar, contudo, as fontes de financiamento estão disponíveis, interessa pois, escolher o financiamento adequado a cada necessidade. Assim, estamos convictos que um bom projecto encontrará sempre financiamento.
Publicado
2010-01-01
Secção
Espaço de divulgação de teses