A caraterística institucional da Revista Estudos do ISCA liga a sua evolução ao contexto envolvente. A I Série, em papel, intitulada Estudos do ISCAA (n.º 1/1981 e n.º 2/3/1983) traz a marca do “vigor qualitativo” da ainda muito jovem instituição. A II Série (n.º 1/1995, n.º 2/1996, n.º 3 e 4/1998, n.º 5/1999, n.º 6/7 de 2000/2001) abre as portas ao ensaio, online, da III Série (n.º 1/2/3/2007). A IV Série da Revista Estudos do ISCA arrancou, em 2010, com o vigor de uma publicação alojada na PROA-UA.
Em 2022, a Revista Estudos do ISCA inicia a sua V Serie, com um novo âmbito e um ritmo de publicação anual, apresentando-se como um espaço aberto de divulgação à comunidade académica e à sociedade envolvente dos projetos científicos desenvolvidos na instituição, bem como de eventos organizados e realizados na Escola, sejam eles de caráter científico, pedagógico ou de ligação à comunidade. Desta forma, assume-se como um meio de difusão do conhecimento desenvolvido no seio das atividades multidisciplinares das áreas científicas da Escola, bem como das suas redes de ligação às organizações e à sociedade em geral.
A Revista Estudos do ISCA destina-se, dado o seu formato de publicação eletrónica de acesso livre e disponível via plataforma “open journal systems”, a um público diversificado e alargado, desde a comunidade académica, até aos alumni, profissionais e entidades parceiras, que poderão encontrar nesta publicação uma forma de ligação e acompanhamento das atividades científicas e académicas desenvolvidas na instituição.