Competências profissionais, aprendizagens e metodologias PBL

  • Margarida Maria Solteiro Martins Pinheiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro; Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro
Palavras-chave: ensino superior, PBL, aprendizagem, competências profissionais

Resumo

O principal objective do presente trabalho centra-se na análise e interpretação das formas como as alterações promovidas pela utilização de metodologias PBL (quer numa vertente de project-based learning quer de problem-based learning) produzem implicações ao nível dos processos de aprendizagem no ensino superior profissionalizante.
Suportados por diferentes questões de investigação, foi possível avaliar sobre possíveis mudanças ao nível do perfil de um graduado. Numa primeira linha questionámo-nos sobre se existe alguma alteração na forma como os estudantes acedem e produzem conhecimento. Numa segunda linha, procurámos avaliar em que medida a utilização de metodologias PBL contribui para um perfil mais profissionalizante do graduado.  
Consideramos que os principais contributos deste trabalho se situam: na transferência de conhecimentos anteriormente obtidos para novas situações, facto que parece permitir a consolidação das aprendizagens e o aumento de competências; na possibilidade das metodologias PBL trazerem valor acrescentado, essencialmente no início da carreira profissional; e nas diferenças de percepção sobre o tipo de competências realmente valorizadas pelas entidades empregadoras.  
Publicado
2010-01-01
Secção
Espaço Temático