Repensar as metodologias dos cursos superiores das Ciências Empresariais no modelo de Bolonha: uma proposta para um curso de Contabilidade

  • João Francisco Sousa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro
  • Eleutério Machado Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro
Palavras-chave: Metodologias, cursos, ensino superior, Ciências Empresariais, Bolonha, Contabilidade

Resumo

Os autores, com base nas suas próprias experiências pedagógicas e em recentes desenvolvimentos nas escolas de referência, trazem para o debate a necessidade de repensar as metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas no ensino superior, para que se enquadrem nos objectivos pedagógicos dos novos cursos do modelo de Bolonha, que são em geral de mais curta duração, mas pressupõem conteúdos mais profissionalizantes. Tais metodologias deverão estar orientadas para a formação executiva e mais vocacionados para o desenvolvimento de competências para a acção, indispensáveis para enfrentar o contexto de mudança continuada que caracteriza a sociedade global.
Reconhecendo que o ensino tradicional de tipo magistral deixou de ser apelativo para a maioria do estudantes e que mesmo outras metodologias complementares acabam por produzir resultados que não correspondem totalmente às expectativas dos empregadores quanto aos perfis dos novos licenciados de Bolonha no momento de abordar o mercado do trabalho, os autores defendem a generalização de metodologias de aprendizagem inovadoras, centradas na interacção e na simulação, adequadas ao domínio das Ciências Empresarias. No final apresentam uma estrutura genérica para a sua aplicação alargada, através de um exemplo de aplicação de diferentes metodologias para uma Licenciatura em Contabilidade.
Publicado
2010-01-01
Secção
Espaço Temático