A literacia financeira em instituições do ensino superior português: análise de sensibilidade dos seus determinantes

  • Cristina Góis Institute of Accounting and Administration Coimbra
  • Fátima Conde Institute of Accounting and Administration Coimbra
  • Martin Samy Liverpool Hope University
  • Hissam Tawfik Liverpool Hope University
  • Rentian Huang Liverpool Hope University
Palavras-chave: literacia financeira, informação financeira

Resumo

Este trabalho aplica as técnicas das redes neurais artificiais para modelizar a literacia financeira em instituições de ensino superior em Portugal. Para modelização da literacia financeira dos estudantes do ensino superior são medidos os seus conhecimentos financeiros sobre cartões de crédito, sobre empréstimos e sobre as características das poupanças, sendo igualmente realizada uma análise dos determinantes desses conhecimentos.
Os resultados obtidos indicam que os conhecimentos sobre cartões de crédito estão significativamente dependentes do ano de estudo do estudante, do seu grupo etário e da detenção de um plano de assinatura de telemóvel tendo-se também obtido uma forte relevância entre a permanência num sistema de assinatura do telemóvel e o nível de conhecimento dos respondentes sobres os cartões de crédito (n=666; 11.39%; 10.76% e 10.13% respectivamente).
O estudo realizado mostra que os conhecimentos dos estudantes portugueses sobre cartões de crédito são muito bom em menos de 1% da amostra e muito limitado em mais de 60% da amostra. No que se refere aos conhecimentos quer sobre empréstimos quer sobre poupanças, os resultados encontrados mostram que mais de 70% dos respondentes ostentam um elevado nível de iliteracia financeira.
Os factores determinantes que se mostraram com maior relevância para o estudo foram a idade, se viviam em casa própria e se detinham um plano de assinatura de telefone ou a titularidade de cartão de crédito.
Publicado
2010-01-01
Secção
Espaço Temático