Novas tecnologias de comunicação ao serviço do marketing

  • Álea Gilda Salgueiro Morgado Teixeira Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro
Palavras-chave: comportamento do consumidor, marketing, geomarketing, smartphones, hipermercados

Resumo

A incorporação da sociedade da informação móvel com empresas retalhistas modernas, mais desenvolvidas tecnologicamente, abre novas perspetivas no campo da pesquisa e desenvolvimento, que podem conduzir a um conhecimento mais aprofundado dos clientes e formas inovadoras de comunicação e interação com os mesmos. Esta dissertação de mestrado pretende lançar um olhar sobre a forma como as novas tecnologias de comunicação, usadas num ambiente específico (interior dos hipermercados), podem ser exploradas no sentido de serem colocadas ao “serviço” do Marketing. No seguimento de uma pesquisa sobre o estado da arte na utilização de novas tecnologias de comunicação em espaços fechados (indoor), foi conduzido um estudo exploratório numa grande superfície comercial com o objetivo de recolher informação, junto dos consumidores, sobre a utilização que fazem das novas ferramentas tecnológicas e a sua predisposição para o uso de novas aplicações. Apesar de os consumidores terem acesso às tecnologias mais avançadas, os resultados obtidos apontam para alguma relutância na utilização destas tecnologias em espaço comercial, quer seja para auxílio à compra quer seja para obter mais e melhor informação. Sem surpresas, conclui-se também que são os mais jovens e com nível de formação superior os mais predispostos a, no futuro, vir a utilizar estas novas ferramentas.

Publicado
2015-01-01
Secção
Espaço de divulgação de teses