Estudo da relação evolutiva de grupos no ensino superior
Resumo
O objetivo deste ensaio teórico é analisar a aprendizagem escolar por meio dos conflitos de geração existentes sob o prisma da epistemologia de coletivos de pensamento de Ludwic Fleck, de modo a elucidar como a evolução nas gerações X, Y e Z influencia novas perspectivas de aprendizagem a partir de elementos constitutivos das relações sociais e culturais. Para este artigo, considera-se que a aprendizagem escolar sofre influência de fatores intervenientes do contexto em que vivemos, que advêm principalmente da revolução artificial do ser humano, que deriva do impacto das tecnologias de informação sobre a natureza humana (SANTOS, 2007). Mediante o pressuposto da influência da tecnologia na aprendizagem humana, seria também oportuno considerar a evolução das gerações na aprendizagem, compreendendo que os professores precisam desenvolver a capacidade do exercício do ofício por meio das hipertecnologias, tanto no sentido de superar os fatores de desigualdade e desumanização, como também em realidades direcionadas para um novo mundo que surge das tecnologias e comunicação virtual. Este contexto teórico e analítico da aprendizagem será representado em diferentes estilos de pensamento, em que a gestão integrada das diferentes gerações existentes deverá ser considerada a partir de um olhar sistémico da aprendizagem escolar, caracterizada tanto como um círculo exotérico - o sistema de ensino como um todo-, como também nos diferentes estilos de pensamento que formam esse sistema - alunos, professores, pais e gestores escolares-, todos eles caracterizados por Fleck como de círculos esotéricos, que, estando conectados e compartilhando conhecimentos, precisam contribuir efetivamente na formação de novos jovens através de um trabalho colaborativo e distribuidor de informações, melhorando a prestação de serviços de organizações escolares que buscam atender os atuais contextos da hipermédia.