Atributos do produto decisivos de compra: uma visão de varejistas de calçados

  • Gabriela Rorato Guarienti Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Flores Battistella Universidade Federal de Santa Maria
  • Juarez Buriol Universidade Feevale
Palavras-chave: atributos do Produto, decisão de compra, varejo, calçados

Resumo

A pesquisa buscou investigar e identificar os atributos do produto que são decisivos na compra de calçados pelo público consumidor, a partir da visão de varejistas e/ou vendedores das lojas monomarcas de calçados femininos dos shoppings centers de Porto Alegre - RS, Brasil, com o objetivo de fornecer informações importantes para o desenvolvimento de produtos e em ações de marketing referentes aos calçados. O método descritivo contou com revisão bibliográfica e Survey. A pesquisa por meio de entrevistas usou a técnica de amostra não-probabilística por julgamento. Os dados coletados foram analisados e descritos. Os resultados apontam caminhos no desenvolvimento de produtos, pois indicaram os atributos dos calçados buscados pelas consumidoras do segmento. Com esse breve resultado, compreende-se os pontos que devam receber mais atenção e ênfase ao pensar o mix de produtos a serem desenvolvidos e lançados nas coleções de calçados. Os resultados indicam uma direção para os esforços em pesquisa e tecnologia do setor e, também, contribuem no posicionamento de marca e em estratégias de marketing no setor calçadista.
Publicado
2015-01-01
Secção
Artigos