O Sistema espeleológico do Dueça

  • João Neves NEUA - Núcleo de Espeleologia da Associação Académica da Universidade de Aveiro
  • Miguel Pessoa NEUA - Núcleo de Espeleologia da Associação Académica da Universidade de Aveiro
  • Nuno Redinha NEUA - Núcleo de Espeleologia da Associação Académica da Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Dueça, Soprador do Carvalho, Gruta do Algarinho, Sumidouro da Várzea, Olho do Dueça

Resumo

O colectivo de espeleólogos dos grupos CIES – Centro de Investigação e Exploração Subterrânea (Coimbra), GPS – Grupo Protecção Sicó (Pombal), NEC – Núcleo de Espeleologia de Condeixa (Condeixa- Nova) e SAGA – Sociedade dos Amigos das Grutas e Algares (Lisboa), vem desenvolvendo, desde 1998, trabalhos de exploração do Sistema Espeleológico do Dueça, considerado por muitos como um dos mais importantes e complexos sistemas cársicos do nosso país.

Várias faixas etárias, experiências diferentes e conhecimentos técnicos diversos, dotaram este grupo de uma dinâmica que permitiu, ano após ano, novas conquistas na descoberta dos segredos do Rio Dueça.

Actualmente estão referenciadas 15 cavidades como pertencentes ao Sistema Espeleológico do Dueça, totalizando cerca de 7000 m de galerias topografadas, numa área de aproximadamente 15 km2. Na Figura 1 são apresentadas as implantações topográficas destas cavidades, bem como as depressões e os vértices mais importantes. De entre as cavidades que compõem o sistema destacam-se o Soprador do Carvalho, a Gruta do Algarinho, o Sumidouro da Várzea e o Olho do Dueça, sendo esta a sua surgência principal.

Publicado
2005-03-01
Secção
Artigos