Diretrizes de ética

Cadernos de PLE. Estudos Variacionistas e Aplicados em Língua Não Materna é uma revista com arbitragem científica, empenhada em assegurar elevados padrões de ética na publicação e a qualidade dos artigos publicados.
Os editores, autores e revisores têm o dever de cumprir as normas baseadas no código de conduta e normas de boas práticas para editores de revistas do Comité sobre Ética na Publicação (COPE).

Autores
- Ao submeter um artigo, os autores asseguram que o manuscrito é o seu trabalho original, não submetendo ou tendo submetido o mesmo para publicação noutras revistas.
- Os autores deverão citar publicações que foram influentes no trabalho apresentado. O plágio em todas as suas formas constitui uma prática inaceitável e não ética.
- O autor correspondente deve assegurar que existe consenso total de todos os coautores na submissão do manuscrito para publicação.
- Quando um autor descobre um erro significativo ou uma imprecisão no seu trabalho publicado, deverá notificar prontamente a revista e colaborar com o editor para corrigir ou retractar a publicação.

Editores
- Os editores deverão avaliar os manuscritos pelo seu mérito sem atender a preconceitos raciais, de género, de orientação sexual, de crença religiosa, de origem étnica, de cidadania ou de filosofia política dos autores.
- Os editores são responsáveis pela decisão final de publicação dos manuscritos submetidos à revista.
- O editor poderá conferir junto de outros editores ou pares académicos na tomada de decisão.
- O editor ou outros membros da revista não poderão revelar qualquer informação sobre um manuscrito a outros, para além do autor, par académico ou membros editoriais.
- Um editor não pode usar informação não publicada na sua própria pesquisa sem o consentimento expresso do autor.
- Os editores devem tomar medidas adequadas quando são apresentadas queixas respeitantes a um manuscrito ou artigo publicado.

Revisores
- A revisão por pares académicos auxilia de modo determinante a decisão editorial e as comunicações com o autor durante o processo editorial no sentido da melhoria do artigo.
- Todos os manuscritos recebidos são tratados confidencialmente. Informação privilegiada ou ideias obtidas através da revisão de pares não devem ser usadas para benefício pessoal e devem ser mantidas confidenciais.
- Os materiais não publicados presentes num manuscrito submetido não podem ser usados pelo revisor sem o consentimento expresso do autor.
- Não é admissível a crítica personalizada ao autor. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações apresentadas com clareza e com argumentação de apoio.
- Quando um par académico se sente sem qualificações para rever o trabalho apresentado, ou sabe que não consegue fazê-lo com prontidão, deve pedir escusa ao editor.
- Os pares académicos não deverão avaliar manuscritos nos quais possuam conflito de interesses.