A arte periférica em PLE: justiça à voz marginalizada de expressões literárias
Resumo
Este estudo traz recortes de música, imagem e texto da literatura marginal aplicados ao cenário universitário de Português Língua Estrangeira (PLE) nos EUA como amostras instrucionais de denúncia e protesto ao feminicídio, preconceito, racismo e homofobia. A luta contra a desigualdade social via arte periférica expressa o ativismo artístico na tríade instrução, aprendizagem e conteúdo através da percepção de que realidades são influenciadas pela ordem social; da conscientização de que o exercício da reflexão é indiscriminado; do reconhecimento de que papel de mudança tem responsabilidade e alcance; e da oportunidade de construir saber além do contexto familiarizado. Diante do corpus selecionado, questionamos o processo de construção de sentido e investigamos a percepção de ativismo artístico do professor como representante único do português pluricêntrico, do aluno com percepção do estrangeiro e do conteúdo dito intercultural. Concluímos que interagir em língua estrangeira de representação plural implica a negociação de valores socioculturais desconhecidos, enquanto denunciar em língua de comunicação mundial requer adesão.
Referências
ACTFL (2014). World-Readiness Standards for Learning Languages. The American Council on the Teaching of Foreign Language. Alexandria:VA.
Almeida Filho, J. C. P. (2008). Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. 5 ed. Campinas: Pontes.
Arleo, A. (2000). Music, song and foreign language teaching. Cahiers De L'apliut, 19(4), 5-19.
Asher, J. J. (1966). The Learning Strategy of the Total Physical Response: A Review. The Modern Language Journal, 50(2), 79-84.
Bartle, G. (1962). Music in the language classroom. Canadian Modern Language Review, 19(1), 11-14.
Bianconi, C. R. (2024). Pôsteres para a campanha contra a violência contra a mulher. In Ramos-Sollai, S.; Bianconi, C.; & Dominique, N. (2023). Arte periférica em PLE: justiça à voz marginalizada de expressões literárias. 104th AATSP Annual Conference.
Bianconi, C. R., Borim Jr, B. J., & Perrone, C. A. (2014). (Eds.). Crônicas brasileiras: a reader. University Press of Florida.
Bloom, B. S., Engelhart, M. D., Furst, E. J., Hill, W. H., & Krathwohl, D. R. (1956). Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals. Handbook 1: Cognitive domain (pp. 201-207). New York: McKay.
Bonomo, M., Cardoso, G. K. D. A., Batista, T. S., Martins, R. M., & Silva, F. T. D. (2020). Memória dos Troncos Velhos: um Estudo sobre Memória Social entre Ciganos. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 13(3), 1-20.
Brandão, M. L. C. M., & Bueno, J. D. (2019). Território Conquistado: música de protesto e conscientização. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, 2(7).
Brooks, F. B., & Darhower, M. A. (2014). It takes a department! A study of the culture of proficiency in three successful foreign language teacher education programs. Foreign Language Annals, 47(4), 592-613.
Brown, H. D. (2004). Language Assessment. Principles and Classroom Practices. White Plains, NY: Pearson Education.
Byram, M. (1991). Teaching culture and language: Towards an integrated model. Multilingual Matters, 17-17.
Byram, M., Gribkova, B., & Starkey, H. (2002). Developing the intercultural dimension in language teaching: A practical introduction for teachers. Language Policy Division, Directorate of School, Out-of-School and Higher Education, Council of Europe.
Cabecinhas, R. (2019). Luso (A) fonias: memórias cruzadas sobre o colonialismo português.
Cabecinhas, R. (2016). Relatório final [do projeto]" Narrativas Identitárias e Memória Social: a (re) construção da lusofonia em contextos interculturais". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).
Cardinal, R. (2009). Outsider Art and the autistic creator. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, 364(1522), 1459-1466.
De Assunção Barbosa, L. M., & Tonelli, F. (2017). Canção e ensino de português para estrangeiros: reflexões sobre curso “cultura popular brasileira: temas e histórias do samba”. Portuguese Language Journal, 11(1), 13-39.
De Oliveira Melo, P. B. (2021). As canções como unidade de ensino na sala de aula de Francês como Língua Estrangeira. Caletroscópio, 9(2), 235-253.
Digital Media Law Project (2020). Fair use. https://www.dmlp.org/
Dominique, N., & Sousa Neto, M. (Eds.). (2021). Microgeopolítica da Língua Portuguesa: Ações, Desafios e Perspectivas. New Jersey: Boavista Press.
Dubuffet, J., & Thevoz, M. (1976). Collection de l'art brut. Collection de l'art brut.
Eulálio, M. D. M. C., & Mariz, J. P. (2015). Laços interculturais entre Brasil e Moçambique no ensino da língua portuguesa. In Ataíde, C. A. de; Gomes, V. S.; Almeida, S. M. de; Silva, A. P. da Pedro (Orgs.). Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Fortaleza: Pipa Comunicação, 901-918.
Ferreira, A. B. D. H. (2014). Dicionário eletrônico Aurélio século XXI. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira e Lexikon Informática.
Gardner, H. (1993). Multiple intelligences: The theory in practice. Basic books.
Gay, G. (2018). Culturally responsive teaching: Theory, research, and practice. teachers college press.
Gilmore, A. (2007). Authentic materials and authenticity in foreign language learning. Language teaching, 40(2), 97-118.
Gobbi, D. (2001). A música enquanto estratégia de aprendizagem no ensino de língua inglesa. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS.
Goglia, F., & Alfonso, S. (2012). Multilingualism and language maintenance in the East Timorese diaspora in Portugal. Journal of Lusophone Studies, 10.
Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Transexual e Intersexo (ILGA Portugal) & Agência W/Portugal. (2005). Manga curta. Campanha contra homofobia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yRbI3tesoxs
Jamoulle, N. (2017). Music incorporation in ESL Classrooms and Teachers’ attitude toward music’s use in the language classroom-an examination of French-Speaking secondary Schools in Brussels Dissertação de Mestrado. Bruxelas: Vrije Universiteit Brussel, Brussels.
Kramsch, C. (2011). The symbolic dimensions of the intercultural. Language teaching, 44(3), 354-367.
Kramsch, C. (2014). Language and culture. AILA review, 27(1), 30-55.
Kessous, G. (2023). Unesco artist for peace. Ambassador for peace of the universal circle of ambassadors of peace in Geneva. Disponível em: https://www.unesco.org/en/articles/art-human-dignity-human-rights-and-healing-arts-culture-peace
Koury, M. G. P. (2010). Identidade e pertença: disposições morais e disciplinares em um grupo de jovens. Etnográfica. Revista do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, 14(1), 27-58.
Leirner, S. (2002). A bienal faz 50 anos - onde fica a arte? Revista USP, (52), 38-45. In Leirner, S. (1982). Arte marginal. Houston, TX: Museum of Fine Arts. Disponível em: https://icaa.mfah.org/s/en/item/1111364#?c=&m=&s=&cv=&xywh=1151%2c1065%2c857%2c480
Lozanov, G., & Gateva, E. (1988). The Foreign Language Teacher's Suggestopedic Manual. Gordon and Breach Science Publishers, PO Box 786, Copper Station, New York, NY 10276.
Marcos‐Llinás, M., & Garau, M. J. (2009). Effects of language anxiety on three proficiency‐level courses of Spanish as a foreign language. Foreign language annals, 42(1), 94-111.
Mendes, E. (2015). A ideia de cultura e sua atualidade para o ensino-aprendizagem de LE/L2. Revista EntreLínguas, 203-222.
Mobbs, A., & Cuyul, M. (2018). Listen to the Music: Using Songs in Listening and Speaking Classes. In English Teaching Forum (Vol. 56, No. 1, pp. 22-29). US Department of State. Bureau of Educational and Cultural Affairs, Office of English Language Programs, SA-5, 2200 C Street NW 4th Floor, Washington, DC 20037.
Oliveira, C., Costa, I., Chaves, J., & dos Santos, D. T. (2019). O ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE): por uma experiência intercultural. Línguas & Ensino, 2.
Oliveira, M. M. D. (2013). Como fazer pesquisa qualitativa. In Como fazer pesquisa qualitativa (pp. 232-232).
Pacheco, S. F. P. (2018). Ensino de PLE e a representação da mulher pelos implícitos culturais na crônica do cotidiano. VERBUM. CADERNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, 7(3), 42-50.
Patsiaouras, G., Veneti, A., & Green, W. (2018). Marketing, art and voices of dissent: Promotional methods of protest art by the 2014 Hong Kong’s Umbrella Movement. Marketing Theory, 18(1), 75-100.
Pereira, M., & Sanches, I. R. (2013). Aprender com a diversidade: as metodologias de aprendizagem cooperativa na sala de aula. Nuances: estudos sobre Educação, 24(3), 118-139.
Pessoa, R. S., & de Sousa, R. E. (2022). Ditados Populares: a verdade que o povo consagrou. Editora Dialética.
Prodanov, C. C., & De Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale.
Ramos-Sollai, S. (2023). A pirâmide do ativismo artístico em PLE. In Ramos-Sollai, S.; Bianconi, C. ; & Dominique, N. (2023). Arte periférica em PLE: justiça à voz marginalizada de expressões literárias. 104th AATSP Annual Conference.
Ramos-Sollai, S. (2020). O caleidoscópio pluricêntrico: um estudo de caso de corpora em português língua crítica e variantes lusófonas. Revista Letras Raras, 9(4), 54-70.
Redmond, M. L. (2014). Reaching global competence. Foreign Language Annals, 47(1), 1.
Richards, J. (1969). Songs in language learning. Tesol Quarterly, 3(2), 161-174.
Rodner, V. L., & Preece, C. (2016). Painting the nation: Examining the intersection between politics and the visual arts market in emerging economies. Journal of Macromarketing, 36(2), 128-148.
Sant’anna, A. R. (1986). Nem com uma flor. In Sant’anna, A. R. A mulher madura. Texas: Rocco.
Sá-Silva, J. R., Almeida, C. D. D., & Guindani, J. F. (2009). Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história & ciências sociais, 1(1), 1-15.
Schor, P. (2016). Language As Art Object: Africa in the Museums of the Portuguese Language—Brazil and Portugal. Luso-Brazilian Review, 53(1), 1-38.
Schroeder, J. E. (2005). The artist and the brand. European Journal of Marketing, 39(11/12), 1291-1305.
Soardi, A., Souza, C. P., & Ferreira, M. F. (2013). A prática de ensino da língua espanhola: Utilizando a música como recurso didático. Anais do 10º Seminário de Iniciação Científica Sóletras – Estudos Linguísticos e Literários.
Tajfel, H. (1974). Social identity and intergroup behaviour. Social Science Information, 13(2), 65-93.
Direitos de Autor (c) 2024 Sílvia Ramos Sollai, Célia Bianconi, Nilma Dominique

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.