Quanto mais pior: considerações acerca da aquisição das vogais orais do Português Europeu por hispanófonos
Resumo
Este artigo parte da motivação de pesquisar como os falantes hispanófonos, ao aprenderem Português como língua estrangeira, adaptam o seu sistema vocálico oral ao do PLE. A hipótese de partida será a de que algumas dificuldades surgirão devidas à discrepância entre o número de fonemas vocálicos do espanhol – 5 vogais orais e duas semivogais – e o número substancialmente superior de vogais no português – 9 vogais orais, 5 vogais nasais e 2 semivogais. Através da gravação de produções linguísticas de falantes espanófonos em língua materna e em PLE, procedemos a uma análise fonética experimental dos três corpora – segmentação, medição das duas primeiras formantes das vogais analisada – , a fim de podermos comparar os dois sistemas. Interessa-nos verificar, em especial, como se distribuem no triângulo acústico das vogais orais portuguesas inexistentes no espanhol, factor importante e a ter em conta aquando do ensino/aprendizagem de PLE a hispanófonos.
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