Abordagem didáctica dos determinantes quantitativos nominais
Resumo
Uma vez ultrapassada a fase elementar do ensino do português como língua estrangeira, começamos a deparar-nos com estruturas gramaticais ou vocabulares que, ou por não virem nos compêndios como uma unidade em si, ou por serem muito específicas, requerem a criação de uma estratégia didáctica. Estão neste caso os segmentos do tipo "UM DENTE DE ALHO", "UM GOMO DE LARANJA, "UMA TALHADA DE MELÃO". A estes damos o nome de determinantes quantificadores nominais.
O objectivo deste texto é apresentar uma proposta de aprendizagem destas sequências nominais, para alunos de português, língua estrangeira. Assim, constituir-se-á um pequeno corpus, com as que julgamos serem mais frequentes. Este corpus será objecto de uma análise lexical e incluído numa tipologia semântica. As duas últimas etapas e o contraste com os seus equivalentes em outras línguas, neste trabalho neerlandês e francês, constituem os fundamentos da abordagem didáctica que pretendemos discutir.
Referências
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