Os falsos amigos na relação espanhol - português

  • Ana Margarida C. Vaz da Silva Centro de Línguas e Culturas – Universidade de Aveiro
  • Guillermo Rodríguez Vilar Centro de Línguas e Culturas – Universidade de Aveiro

Resumo

Durante o processo de ensino/aprendizagem de qualquer Língua, um dos principais efeitos da interacção de sistemas linguísticos, com que se deparam quer alunos quer professores, é o denominado “falso amigo”.
Partindo da definição deste termo linguístico, do processo mental que o origina e da sua prévia contextualização, este artigo procura estabelecer uma divisão das principais lexias afectadas na relação Espanhol - Português (nível inicial), tendo em conta aspectos fonéticos, ortográficos e semânticos.
Em modo de conclusão, apresentar-se-á um pequeno apêndice - dicionário da relação dos termos encontrados em ambas as línguas.

Referências

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Lenguas Modernas, Barcelona, 2001

Castro Moutinho, Lurdes: Uma Introdução aos Estudos da Fonética e da Fonología do Portugués, Colecção Plátano Universitária, Plátano Editora, Lisboa, 2000

Díaz Ferrero, Ana: Portugués y español. La traducción de la semejanza; in www.ugr.es/~dpto.ti/act/congresoICAIETI/res/archivos/Diaz.doc

Morales de Castro, Mário: Estudo dos Falsos Amigos no Português e no Espanhol Orientado para o Ensino / Aprendizagem do Português e Para a Tradução, in Actas do VIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística; Lisboa, 1992

Publicado
2024-06-11
Secção
Artigos