Ao encontro da sintaxe: consciência metalinguística em estudantes cabo-verdianos do ensino superior
Abstract
Este texto pretende dar conta de uma reflexão em redor de algumas questões sintácticas, apresentadas a estudantes do ensino superior em Cabo Verde, a nível do reconhecimento de frases agramaticais e a nível da sua explicitação/verbalização.
A análise das produções mostra que estas actividades metalinguísticas (na acepção de Gombert, 1986, 1990) são conflituosas, levando-nos a concluir que o ensino não tem em conta a dimensão reflexiva sobre a L2, o português, nem parte do adquirido linguístico anterior em lingua cabo-verdiana.
References
Ançã, Maria Helena (1999a). Ensinar Português - entre Mares e Continentes, Série-Línguas, 2, Aveiro: Universidade de Aveiro/Unidade de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores.
Ançã, Maria Helena (1999b). “De Cabo Verde a Angola - dificuldades de estudantes em Língua Portuguesa”, III Encontro da Associação de Professores de Português, Póvoa do Varzim: Hotel Vermar.
Dabène, Louise (1994). Repères sociolinguistiques pour l’enseignement des langues, Paris: Hachette.
Gombert, Jean Emile (1986). «Le développement des activités métalinguistiques chez l’enfant», Études de Linguistique Appliquée, 62, 5-25.
Gombert, Jean Emile (1990). Le développement métalinguistique, Paris: PUF.
Suplemento do Boletim Oficial da República de Cabo Verde -23 de Novembro de 1999 (I série, nº43).
Copyright (c) 2024 Maria Helena Ançã

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.