O ensino do português em cabo verde: relato de uma experiência

  • Maria Júlia Cardoso Ventura dos Santos Professora do Ensino Secundário ( Grupo de Investigação das Ciências da Linguagem do Centro de Investigação de línguas e Culturas da Universidade de Aveiro)
  • Natália Izaura Macedo Braga Vieira de A Rodrigues Professora do Ensino Secundário ( Grupo de Investigação das Ciências da Linguagem do Centro de Investigação de línguas e Culturas da Universidade de Aveiro)

Resumo

A nossa prática docente, aliada à leccionação de Cursos de Formação a funcionários autárquicos, suscitou-nos uma reflexão crítica sobre “o pleno uso da língua materna, no equílibrio das competências comunicativa, expressiva, estética e cultural”.
As conclusões, constatadas através do Inquérito apresentado, conduzem à necessidade de um suporte adequado não só à superação das carências evidenciadas, como também às exigências do mundo do trabalho contemporâneo.Posteriormente serão apresentados novos estudos, ainda em curso, resultantes de novos inquéritos.
Visamos, desta forma, realizar um suporte hipermédia que viabilize a concretização do nosso projecto. Extensivo a Cabo Verde incluirá ainda um estudo comparativo da língua portuguesa e da sua variante cabo-verdiana.O resultado final será a apresentação de um CD-ROM.

Referências

Cunha, Celso / Cintra, Lindley: Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições Sá da Costa, 1984

Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, Lisboa, Editorial Verbo, 2001

Weinrich, Harold: “En torno el aburrimiento de las classes de lenguas”, in Anuário de Letras Modernas, Vol. 1, Universidade Autónoma do México, 1983

Dionísio, Mário: “O quê? Professor?”, Lisboa, Abril em Maio, 2001

Português, “ Organização Curricular e Programa”, Ensino Secundário, DGEBS

Guéguen, Nicolas: Manual de Estatística para Psicólogos

Ribeiro, José Luís Pais: “Investigação e Avaliação”, CLIMEPSI Editores, Lisboa, 1999

Publicado
2024-05-17
Secção
Artigos