Títulos de imprensa: que dificuldades para o falante de PLE?
Resumo
Esta pesquisa partiu da recolha de um corpus de títulos, retirados da imprensa portuguesa, que apresentavam várias possibilidades de leitura. Este corpus foi usado em sala de aula com alunos de PLE em dois dos níveis existentes no segundo semestre de 2002 na Universidade de Aveiro: intermédio e superior. Com os diversos títulos seleccionados, foi elaborada uma ficha de trabalho, na qual se pedia aos alunos que apresentassem o que julgariam ser o conteúdo das respectivas notícias. Nesta tarefa, o aluno não tinha acesso ao texto completo. Assim, pudemos analisar as dificuldades de interpretação e a forma como estas foram ultrapassadas, dado que estes títulos se encontravam desprovidos de todo e qualquer contexto.
O presente artigo descreve o método seguido e examina os resultados obtidos, procurando identificar os elementos que facilitam ou dificultam a descodificação desses textos isolados, bem como determinar os processos cognitivos e pragmáticos envolvidos nas soluções propostas.
Referências
HOEK, Leo H., 1981, La Marque du Titre: Dispositifs Sémiotiques d’une Pratique Textuelle, La Hague/Paris/New York: Mouton Publishers.
IAROVICI, E. & AMEL, R., 1989, ‘The Strategy of the Headline’, Semiotica, 77-4, pp. 441-459.
MACHADO, José Pedro (coord.), 1991, Grande Dicionário da Língua Portuguesa, 6 vols., Lisboa: Publicações Alfa.
MEL’CUK, Igor, 1993, ‘La Phraséologie et son Rôle dans l’Enseignement/Apprentissage d’une Langue Étrangère’, Études de Linguistique Appliqué, 92, pp. 82-113.
PAGLIANO, Antonino, 1983, A Vida do Sinal: Ensaios sobre a Língua e outros Símbolos, 2ª ed., Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
PARKER, John & COIMBRA, Rosa Lídia, 1993, “Os Títulos de Imprensa Revisited”, in: Actas do VIII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa: APL, pp. 391-401.
RICARDO, Daniel, 1989, Manual do Jornalista, Lisboa: Edições "O Jornal".
TURNER, Mark & FAUCONNIER, Gilles, 1998, ‘Metaphor, Metonymy, and Binding’, in: António Barcelona (coord.), Metonymy and Metaphor, Mouton de Gruyter.
VAN DIJK, Teun A. (coord.),1985, Discourse and Communication : New Approaches to the Analysis of Mass Media Discourse and Communication, Berlin/New York: Walter de Gruyter.
Direitos de Autor (c) 2024 Rosa Lídia Coimbra, Ana Margarida Belém Nunes

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.