A leitura audiovisual no ensino/aprendizagem do português língua estrangeira
Resumo
A importância da leitura dos meios audiovisuais tem vindo a ocupar um lugar cada vez mais proeminente na reflexão sobre questões em torno da leitura. A tradução para legendagem em Portugal tem sido profícua na oferta de propostas de investigação sobre as suas práticas.
Com o presente texto pretende-se discutir o contributo da leitura audiovisual ou, mais especificamente, da leitura de legendas no processo de ensino/aprendizagem do Português Língua Estrangeira (PLE), partindo da análise de um corpus constituído por inquéritos preenchidos por alunos estrangeiros que frequentaram o curso anteriormente referido na Universidade de Aveiro, no ano lectivo de 2001/2002.
Referências
Modern Languages: Learning, Teaching, Assessment. A Common European Framework of Reference. Council of Europe, 1998.
VEIGA, Maria José. Ler ou não ler – eis a questão! Reflexões sobre a leitura em Portugal na viragem do século, IV Congresso Internacional de Língua, Cultura e Literaturas Lusófonas: Galiza, Portugal, Brasil, Palops, Timor ( em homenagem a Azevedo Ferreira, Houaiss e Marinhas del Valle), na Universidade de Santiago de Compostela, entre 13 e 15 de Setembro de 2000 (no prelo).
Direitos de Autor (c) 2024 Maria José Alves Veiga
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.