Desenvolvimento da consciência metalinguística na aquisição bilingue de português europeu e neerlandês

  • Anouschka Caels Universidade Aberta
  • Hanna Batoréo Departamento de Humanidades, Universidade Aberta / Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa – CLUNL
Palavras-chave: aquisição da linguagem, aquisição bilingue, consciência metalinguística, bilinguismo português / neerlandês

Resumo

O presente estudo, desenvolvido no enquadramento da Psicolinguística e da Aquisição Bilingue da Primeira Infância (BFLA), investiga o desenvolvimento da consciência metalinguística no bilinguismo precoce e na aquisição bilingue simultânea do português e do neerlandês, a partir de um estudo de caso de uma criança, dos 2; 4 até os 3 anos de idade. Partindo da premissa de que as crianças que adquirem duas línguas em simultâneo desenvolvem, desde o início do seu desenvolvimento, dois sistemas linguísticos, visamos averiguar em que medida a criança em estudo desenvolve também uma consciência metalinguística que lhe permite distinguir os contextos de uso das línguas em aquisição. Os resultados sugerem que a criança apresenta capacidade para distinguir as duas línguas e que não as confunde. Consideramos que a escolha de língua maioritariamente apropriada num dado contexto, bem como as outras manifestações da atividade metalinguística identificadas no corpus evidenciam que a criança possui uma consciência metalinguística quanto ao uso contextualizado das duas línguas. Os dados indicam ainda que a distinção, ou não, entre as línguas e os respetivos contextos de uso não podem ser interpretados apenas como a presença ou ausência de uma consciência metalinguística relativa ao uso distinto das duas línguas. Verificámos que a escolha aparentemente “inapropriada” da língua poderá ser determinada por vários fatores.

Referências

Barbeiro, L. F. T. (1999). Os Alunos e a Expressão. Escrita. Consciência Metalinguística e Expressão Escrita. Fundação Calouste Gulbenkian.

Batoréo, H. J. (1989). A Categoria Linguística Aspecto no Discurso Conversacional de uma Criança Bilingue aos Cinco Anos de Idade [Dissertação de Mestrado]. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Batoréo, H. J. (2000). Expressão do Espaço no Português Europeu. Contributo Psicolinguístico para o Estudo da Linguagem e Cognição. FCT e Fundação Calouste Gulbenkian.

Batoréo, H. J. (2009). A(s)minha(s)língua(s): Bilinguismo e o direito à diversidade linguística. In: Textos do Colóquio Direito, Língua e Cidadania Global (pp. 141-148). Associação dos Professores de Português & International Academy of Linguistic Law, CD-ROM. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3199373 [Consult. 16 de novembro de 2020].

Batoréo, H. J. (2011). Aquisição Bilingue: Teorias e Aplicações. In M. H. Mateus et al. Bilinguismo e Educação Bilingue – Colóquio (pp. 69-72). ILTEC / APP.

Batoréo, H. J. (2013). Bilinguismo precoce e aquisição bilingue: O que sabemos da Aquisição Bilingue da Primeira Língua (BFLA)? Cadernos de Saúde, 6 (Especial. 2), 21-21.

Caels, A. M. (2020). Desenvolvimento da Consciência Metalinguística na Aquisição Bilingue de Português e Neerlandês – Estudo de Caso. [Dissertação de Mestrado, Universidade Aberta]. Repositório Aberto da Universidade Aberta. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/10699

Clark, E. V. (1978). “Awareness of language: Some evidence from what children say and do”. In: The Child's Conception of Language (pp. 17-54). Springer-Verlag.

Deuchar, M. & Quay, S. Q. (2000). Bilingual acquisition: Theoretical implications of a case study. Oxford University Press.

De Houwer, A. (1990). The acquisition of two languages from birth: A case study. Cambridge University Press.

De Houwer, A. (1995). Bilingual language acquisition. In: P. Fletcher & B. MacWhinney (Eds.), The handbook of child language (pp. 219-250). Blackwell.

De Houwer, A. (1998). By way of introduction: Methods in studies of bilingual first language acquisition. International Journal of Bilingualism, 2, 249-263. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/254098709_By_Way_of_Introduction_Methods_in_Studies_of_Bilingual_First_Language_Acquisition [Consult. 29 de março de 2020].

De Houwer, A. (2009). An Introduction to Bilingual Development. Multilingual Matters Tekstbooks.

Donaldson, M. (1978). Children’s Minds. Collins.

Döpke, S. (1992). One Parent, One Language: An Interactional Approach. J. Benjamins Publishing Company.

Flores, C. & Almeida, L. (2017). Bilinguismo. In M. J. Freitas & A. L. Santos (ed.) Aquisição de Língua Materna e Não Materna. Questões Gerais e Dados do Português (pp. 275-304). Language Science Press.

Genesee, F. (1989). Early Bilingual Development: One Language or Two?. Journal of Child Language, 16, 161-175.

Genesee, F.; Nicoladis, E. & Paradis, J. (1995). Language Differentiation in Early Bilingual Development. Journal of Child Language, 22, 611-631.

Gombert, J. É. (1992). Metalinguistic Development. Harvester Wheatsheaf.

Grosjean, F. (1982). Live with Two Languages. Harvard UP.

Huerta, A. (1977). The acquisition of bilingualism: a code-switching approach. Working papers in Sociolinguistic, number 39. University of Texas. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED155916.pdf [Consult. 25 de setembro de 2020].

Lanza, E. (1997). Language mixing in infant bilingualism: A sociolinguistic perspective. Clarendon Press.

Lindholm, K. & Padilla, A. (1978). Language mixing in bilingual children. Journal of Child Language, 327-335.

Marshall, J. C. & Morton, J. (1978). On the mechanisms of EMMA. In A. Sinclair, R. J. Jarvella, & W. J. M. Levelt (Eds.), The child’s conception of language (pp. 225-239). Springer-Verlag,. Disponível em: https://pure.mpg.de/rest/items/item_61336/component/file_468242/content [Consult. 20 de janeiro de 2020]

Martins, C. (2008). Línguas em Contacto. “Saber Sobre” o que as Distingue. Imprensa da Universidade de Coimbra. [Dissertação de Doutoramento]. Universidade de Coimbra.

Mclaughlin, B. (1978). Second-language acquisition in childhood. Lawrence Erlbaum Associates.

Meisel, J. (1989). Early Differentiation of Languages in Bilingual Children. In K. Hyltestam & L. K. Obler (orgs.), Bilingualism Across the lifespan. Aspects of Acquisition, Maturity and Loss (pp. 13-40). Cambridge University Press.

Meisel, J. (2001). The simultaneous acquisition of two first languages: Early differentiation and subsequent development of grammars. In: J. Cenoz & F. Genesee (Eds.), Trends in bilingual acquisition (pp. 11-41). John Benjamins.

Meisel, J. (2007). The Weaker Language in Early Child Bilingualism: Acquiring a First Language as a Second Language?, Applied Psycholinguistics, 28, 495-514.

Mishina-Mori, S. (2004). Development of bilingual awareness in children acquiring two first languages. Japan Journal of Multilingualism and Multiculturalism, 10 (1), 1-17.

Moreno-Zazo, M. (1998). Metalinguistic awareness in family bilinguals. Studies in Psychology, 19:60, 35-48.

Padilla, A. & Lindholm, K. (1984). Child bilingualism: The same old issues revisited. In J. L. Martinez, Jr., & R. H. Mendoza (Eds.), Chicano Psychology, Second Edition. New York: Academic Pres. Reprinted in K. P. Monteiro (Ed) 1995. Ethnicity and psychology: African-, Asian-, Latino-, and Native-American Psychologies (pp. 194-227). Kendall/Hunt Publishing Company.

Pinto, M. A. & Figueira, A. P. C. (2018). Consciência Metalinguística: Teoria, desenvolvimento e instrumentos de avaliação. Psiclínica.

Pratt, C., & Grieve, R. (1984). The development of Metalinguistic Awareness: An introduction. In: W. E. Tunmer, et al. (eds.), Metalinguistic Awareness in Children. Theory Research, and Implications (pp. 2-11). Springer-Verlag.

Radford, A.; Kupisch, T.; Köppe, R. & Azzaro, G. (2007). Concord, convergence and accommodation in bilingual children. Bilingualism: Language and Cognition, 10, 3, 239-256.

em: https://pdfs.semanticscholar.org/3299/6b346f8ae7eba9987f3d6ef028e905494971.pdf [Consult. 20 de out de 2020].

Ramilo, M. C. & Freitas, T. (2001). Transcrição ortográfica de textos orais: problemas e perspectivas. In: I. M. Duarte, J. Barbosa, e T. H. Sérgio Matos, Encontro Comemorativo dos 25 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto (Vol. 2, pp. 55-67). Porto: Centro de Linguística da Universidade do Porto.

Sim-Sim, I. (1998), Desenvolvimento da Linguagem. Universidade Aberta.

Slobin, D. I. (1978). A Case Study of Early Language Awareness. In: A. Sinclair; R. J. Jarvella; W. J. M. Levelt (orgs.), The Child’s Conception of Language (pp. 45-54). Springer-Verlag.

Taeschner, T. (1983). The sun is feminine: A study on language acquisition in bilingual children. Springer

Titone, R. (1988). A Crucial Psycholinguistic Prerequisite to Reading. Children’s Metalinguistic Awareness. Revista Portuguesa de Educação. 1(2), 61-72.

Tunmer, W. & Herriman, M. L. (1984). The Development of Metalinguistic Awareness: A Conceptual Overview. In: W. E. Tunmer, et al. (eds.), Metalinguistic Awareness in Children. Theory Research, and Implications (pp. 12-35). Springer-Verlag.

Valentin, R. (1984). The Development of Metalinguistic Abilities in Children Learning to Read and Write. In Downing, John e Valentin, Renate (Eds.). Language Awareness and Learning to Read. Springer-Verlag.

Van Kleeck, A. (1982). The emergence of linguistic awareness: A cognitive framework. Merril Palmer Quarterly, 28, 237-265. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/232596541_The_emergence_of_linguistic_awareness_A_cognitive_framework/citation/download [Consult. 20 de jan. de 2020].

Vihman, M. M. (1985). Language Differentiation by the Bilingual Infant. Journal of Child Language, 12, 297-324.

Volterra, V. & Taeschner, T. (1978). The acquisition and development of language by bilingual children. Journal of Child Language, 5, 311-326. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/296194110_113_Volterra_V_Taeschner_T_1978_The_acquisition_and_development_of_language_by_bilingual_children_Journal_of_Child_Language_5_pp_311326_Reprinted_2007_in_In_L_Wei_ed_The_bilingual_reader_301_-_320_Ne [Consult. 20 de março de 2018].

Publicado
2022-07-11
Edição
Secção
Artigos